Cenário Político: as possibilidades de Alessandra Vieira para 2022

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
13 de março de 2021 às 00h00min
Foto: Roberta Guimarães

Coluna do sábado

Após quase dois anos à frente da presidência estadual do PSDB, a deputada Alessandra Vieira vai ter mais tempo para mergulhar nas articulações visando renovar o seu mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Atualmente a sigla conta apenas com sua participação na Casa de Joaquim Nabuco, mas com a possibilidade de disputar o Palácio em 2022, o partido vai trabalhar para ampliar a bancada na próxima legislatura.

Sob o comando de Alessandra, a sigla não obteve ganhos significativos na eleição de 2020. Muito pelo contrário! Perdeu importantes prefeituras como a de Gravatá e Santa Cruz do Capibaribe, principal base eleitoral do seu grupo político, que se enfraqueceu após derrota nas urnas. Apesar do revés, a chama de Edson Vieira (PSDB) para disputar uma vaga na Câmara Federal permanece acesa, mesmo com o cenário adverso que tem pela frente.

Entre os diversos cenários, existe a chance de Alessandra Vieira recuar e Edson tentar voltar à Alepe, caso o projeto do ex-prefeito para Brasília não decole, o que é o mais provável. O movimento sacaria do jogo a deputada que vem fazendo um bom mandato. Também existe uma especulação em torno de um desembarque da dupla do PSDB, caso a legenda não dê as condições necessárias para a disputa.

Como o Blog Cenário pontuou esta semana, foi feito um convite para o casal ingressar no PP, mas ele esbarra no prefeito de Santa Cruz, Fábio Aragão, que representa a sigla na cidade. Uma alternativa que pode ser adotada é a ida para o DEM. Além da boa relação com a família Coelho, a garantia de estrutura para a eleição do próximo ano seria o principal atrativo.

Racha – Após derrota eleitoral em 2020, lideranças políticas que acompanhavam o ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), resolveram respirar outros ares. Entre eles, Dr. Nanau, Zé Minhoca e Ernando Silvestre. Inclusive, o grupo já tem um nome – ainda em reserva – para apoiar na próxima eleição e mais desfalques devem acontecer no time de Edson.

Cautela – Apesar da prefeita de Caruaru e presidente estadual do PSDB, Raquel Lyra, ter iniciado uma nova fase na sua carreira política, a tucana tem evitado comentar sobre uma possível candidatura ao Governo do Estado. A postura adotada por Raquel muitas vezes é vista de forma negativa, mas a característica mostra segurança nas decisões.

Balanço – O governador Paulo Câmara (PSB) fez ontem (12), um balanço das ações emergenciais implementadas nos últimos 12 meses, desde o primeiro caso confirmado em Pernambuco. O Estado superou, nesta sexta-feira, a marca de 1,2 mil leitos de UTI voltados para os pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Bolsonarista – A deputada Carla Zambelli (PSL) foi eleita com dez votos, nesta sexta-feira (12), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados para um mandato de um ano. Responsável por fiscalizar o Executivo, a deputada atribui desmatamento a mudanças climáticas.

Denúncias – Por 13 votos a 02, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu admitir a análise de cinco novas denúncias contra o deputado Daniel Silveira (PSL). Agora o parlamentar tem um prazo de dez dias úteis para sua defesa, antes que o relator emita um parecer sobre o mérito de cada uma das denúncias.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO