Coluna da segunda
Líder absoluto na pesquisa Ipec com 49% das intenções de voto, o ex-presidente Lula tem outros desafios que vão além de costurar apoios para o seu palanque. Um deles é buscar a pacificação do PT de Pernambuco. Alguns setores do partido insistem na tese de candidatura própria ao Governo do Estado, enquanto uma outra ala defende a retomada da aliança com o PSB, interrompida na última eleição municipal.
Está marcada para o próximo mês uma visita do petista a Pernambuco. O roteiro deve incluir conversas com as lideranças mais resistentes ao retorno da união entre as duas siglas, a exemplo da deputada Marília Arraes (PT), que mesmo reduzindo o tom das críticas ao governador Paulo Câmara (PSB), não deixou de ser oposição ao seu antigo partido. Sem espaço para protagonizar na disputa majoritária, a parlamentar vai em busca de garantir a manutenção do seu mandato em Brasília.
Também existe uma objeção por parte de João Campos (PSB) para que a aliança avance, mas caciques das duas siglas apostam em um alinhamento para 2022. Lula também deve buscar um diálogo com o prefeito do Recife para tentar um entendimento a nível estadual e nacional. Apesar da tendência para que ambos estejam juntos, a conciliação deve ser concretizada apenas no próximo ano. Há quem acredite na possibilidade de Ciro Gomes (PDT) crescer com a desidratação de Bolsonaro, mudando todo o quadro eleitoral.
Prioridade – Após o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, defender o nome de Geraldo Julio para disputar o Governo de Pernambuco em 2022, o presidente nacional da sigla socialista, Carlos Siqueira, revelou em entrevista que o ex-prefeito do Recife está entre as prioridades do partido. Aos poucos a pré-candidatura de Geraldo vai deixando de ser apenas um assunto dos bastidores.
Novo ato – Embalados pelas acusações contra Bolsonaro na CPI da Covid, manifestantes voltarão às ruas no próximo sábado (03). Eles pedem o impeachment do presidente e reivindicam por mais vacinas e a volta do valor de R$ 600 para o auxílio emergencial. Movimentos sociais e partidos políticos estão à frente da organização.
Retorno – Após disputar as duas últimas eleições para vereador de Caruaru pelo PSDB, Gilberto de Dora pode estar voltando ao PT. O anúncio foi feito pelo ex-presidente municipal do partido, Adilson Lira, em uma rede social. Por se tratar de figura pública, seu ingresso ao partido passa pelo crivo da Executiva Municipal.
Procura – Segundo análise do portal Aeroin, a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a rota Guarulhos-Recife movimentou 537.318 passageiros nos cinco primeiros meses deste ano. O mesmo voo foi, no mês de maio, o segundo mais procurado do Brasil com 108.403 passageiros. Já no acumulado de janeiro a maio, foi o mais procurado do país.
Eficácia – Cresceu a quantidade de questionamentos sobre a qualidade de alguns imunizantes. Com isso, algumas pessoas estão se achando no direito de escolher qual vacina querem tomar. É importante reforçar que todas elas têm a aprovação da Anvisa e quanto mais gente receber a imunização completa, independente do fabricante, menos pessoas correm o risco de morrer pela doença.