Mais dois ônibus que fazem o serviço de transporte de estudantes para a Prefeitura de Caruaru foram parados pela Polícia Rodoviária Federal. Uma fiscalização de trânsito realizada nesta quinta-feira (10), na BR-104, em Caruaru, resultou na retenção dos veículos. Os ônibus apresentavam diversas irregularidades e foram autuados pela PRF.
Durante a abordagem do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte, no km 69 da rodovia, foi constatado que um dos motoristas não possuía o curso obrigatório para o transporte de veículo escolar. Além disso, os ônibus não tinham a autorização para esse tipo de transporte, não possuíam a sinalização “ESCOLAR” na carroceria e estavam com o tacógrafo quebrado. Esse equipamento registra a velocidade média, a distância percorrida e o tempo de direção do motorista. Um dos ônibus transportava nove estudantes e foi removido ao pátio por estar com o licenciamento atrasado. O outro estava licenciado e foi liberado após a notificação, para sanar as irregularidades.
Os veículos pertencem à empresa Realbus Locação de Veículos, que foi contratada pela Secretaria de Educação, ainda em dezembro do ano passado, e começou a atuar com o transporte de estudantes da zona rural na segunda-feira (7), quando aconteceu a volta às aulas em Caruaru. Neste mesmo dia, outros dois ônibus já tinham sido retidos com as mesmas irregularidades. Só na primeira semana de atividades, já foram registrados quatro veículos que não deveriam estar fornecendo o serviço, que foi contratado pela Prefeitura sob o valor de R$ 12.552.532,00.