TCE acompanha situação do transporte escolar em Caruaru

Notícias
Publicado por Karol Matos
26 de março de 2022 às 20h10min
Foto: Karol Matos

A prefeita Raquel Lyra (PSDB) participou, na tarde deste sábado (26), da inauguração da nova escola Leudo Valença, no bairro Rendeiras, em Caruaru. O espaço vai receber estudantes da região que conta com mais de 60 mil habitantes. No local, ela conversou com a imprensa sobre o investimento.

“A inauguração da nova Escola das Rendeiras Leudo Valença reafirma o nosso compromisso com a educação. Aqui a gente tem um equipamento de muitíssima qualidade, que é vetor urbanístico desta região. A antiga escola Leudo Valença, em 2017, foi interditada pela Defesa Civil, a gente buscou do zero um espaço novo, é 100% construída com recurso próprio e vai dar sem sombra de dúvida nenhuma, um novo olhar de qualidade de vida e de educação para essas crianças daqui”, disse Raquel.

Ainda sobre educação, o Blog Cenário questionou a prefeita sobre a situação do transporte escolar de Caruaru. A frota conta com ônibus sucateados, com documentação atrasada, motoristas sem curso de formação, entre outras irregularidades. Quatro chegaram a ser detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), sendo dois deles apreendidos. Vereadores da oposição foram ao Ministério Público de Pernambuco denunciar os fatos.

Na coletiva, Raquel assumiu que há um problema com a empresa, mas afirmou que ela foi a única a se inscrever no processo licitatório. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem acompanhado a situação e atuado junto ao município para buscar uma solução viável. Em paralelo, a Prefeitura vem tentando adquirir veículos próprios.

“Há descumprimento do contrato. A gente tem notificado a empresa, abrimos diálogo. Já houve três reuniões com o núcleo que analisa isso no Tribunal de Contas do Estado para a gente conseguir construir uma solução que sirva de referência para Caruaru, mas também para diversas outras cidades do estado de Pernambuco”, disse Raquel Lyra.

A gestora ainda reforçou que existe um problema de formatação na contratação e que, como não houve concorrentes, a empresa foi a única selecionada para oferecer o serviço.

“Ao lado que estamos construindo isso com o Tribunal de Contas garantindo a compra de novos ônibus pela própria Prefeitura para permitir que, assim que esses ônibus cheguem, a grande maioria do transporte escolar seja prestado pela própria Prefeitura. O que será, talvez, a maior empresa prestadora do serviço de de transporte de Caruaru”, prometeu a Raquel.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO