Raquel Lyra defende melhorias para o metrô do Recife

Notícias
Publicado por Américo Rodrigo
26 de abril de 2022 às 14h30min
Foto: Tiago Calazans

Para a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o Governo do Estado é omisso e não toma uma atitude concreta com relação ao verdadeiro colapso enfrentado pelo metrô do Recife, submetendo ao sofrimento diário cerca de 400 mil passageiros da operação.

“Do jeito que está não dá mais para ficar. O metrô do Recife está mais do que sucateado, está inviabilizado, e o governador Paulo Câmara assiste a tudo de braços cruzados”, afirma Raquel, para quem a decisão de encontrar uma solução para o metrô exige capacidade política e de gestão, “o que claramente tem faltado ao governo do PSB”.

Raquel Lyra adianta que já está realizando uma série de conversas com especialistas em transporte público em Pernambuco, e o metrô do Recife, que interliga a população de diversos municípios da Região Metropolitana, com 36 estações e 71 quilômetros de extensão, é parte fundamental nesta discussão. 

“Há anos que o Governo do Estado assiste à agonia do metrô e ao sofrimento de quem depende deste transporte. Mas como sempre o governador Paulo Câmara prefere se isentar. Nem uma atitude mais firme de cobrança ao Governo Federal, à a CBTU, se toma”, afirma Raquel, lembrando que a CBTU também já cobrou publicamente uma dívida ao Governo Paulo Câmara, que hoje pode estar em torno dos R$ 200 milhões, e sobre a qual o Estado não se pronuncia da cobrança já feita publicamente várias vezes pela CBTU de uma dívida do Governo do Estado que hoje pode estar em torno dos R$ 200 milhões.

“O Governo do Estado provavelmente vai responder que já tem estudos sendo feitos, mas o que gente vê é que nada acontece. Cadê as propostas de solução? Enquanto isso a gente vê metrô parar, incendiar, ser inseguro, sujo, quente e lotado. Só falta o candidato do governo dizer agora que é preciso fazer um pacto pelo metrô e pelo transporte público”, cobra Raquel Lyra.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO