O guia eleitoral da candidata a senadora Teresa Leitão hoje (29) explorou um tema característico da petista: a Educação. Professora aposentada, fundadora e ex-presidente do Sintepe, coordenadora do Setorial Nacional de Educação do PT, Teresa Leitão por 20 anos foi conhecida como “a deputada da Educação” na Assembleia Legislativa.
O programa eleitoral apresentou essa identidade, contando a trajetória desde a experiência em sala de aula até a candidatura ao Senado, representando o Partido dos Trabalhadores na chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco. Teresa conta que os 30 anos de experiência em escolas a levou para a militância sindical, em busca de melhores condições de trabalho e de valorização dos profissionais da educação.
“No Senado quero ampliar essa minha atuação a favor da educação de qualidade em Pernambuco e no país”, anuncia, complementando: “vou estar junto com o presidente Lula no apoio ao fortalecimento das nossas universidades e institutos federais”.
Outro enfoque foi o protagonismo feminino. Teresa, que as pesquisas apontam com chance real de ser eleita a primeira mulher senadora por Pernambuco, foi a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe. O sindicato é um dos mais fortes e articulados do estado. Tem cerca de 20 mil filiados entre professores, administrativos e analistas, e é notório pela sua capacidade de mobilização.
O programa termina com uma segunda declaração do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciando apoio à candidata: “eu queria dizer para vocês que o Lula apoia Teresa Leitão para senadora da República”.