Coluna da quarta
Após apoiar, à distância, Danilo Cabral (PSB), durante todo primeiro turno, o ex-presidente Lula esteve no Recife, na última sexta-feira (14), para tentar impulsionar a candidatura de Marília Arraes (SD) neste segundo turno. Além disso, o petista trabalha para ampliar sua votação no estado.
Diferente do primeiro turno, Marília largou atrás da sua adversárias nas primeiras pesquisas divulgadas e Lula passou a ser a maior aposta para a virada. O efeito da agenda do presidenciável no estado chegou nesta terça (18), quando a ex-petista conseguiu crescer seis pontos percentuais, o que pode indicar o início de uma onda de transferência de votos.
O voto casado não funcionou com Danilo no primeiro turno, mas Marília tem trabalhado para fazer diferente nesta segunda etapa, e a presença de Lula no estado tem sido o principal elemento da estratégia da neta de Arraes. Os próximos números serão decisivos para saber se o ex-presidente vai conseguir virar de vez o jogo para Marília que, apesar do crescimento, ainda continua atrás da sua concorrente.
Visita
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) cumpre agenda em Pernambuco no próximo sábado (22). A intenção é reforçar a candidatura de Marília Arraes (SD) nessa reta final. A concentração será na Praça do Carmo, em Olinda. Além da militância, troças carnavalescas farão parte do ato.
Surpresa
Presidente estadual do PDT em Pernambuco, o deputado federal Wolney Queiroz, afirmou, nesta terça-feira (18), que foi “surpreendido” com a decisão da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), que anunciou apoio a Raquel Lyra (PSDB). Wolney ainda disse que queria ter sido consultado antes.
Centro das atenções
O primeiro debate realizado pela Fiepe neste segundo turno teve como um dos principais elementos o “apoio” do governador Paulo Câmara (PSB). As duas candidatas tentaram a todo tempo dissociar a imagem do socialista, que alcançou uma alta rejeição em Pernambuco.
Explicações
A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um requerimento de convite para que Damares Alves (Republicanos), ex-ministra da Mulher e senadora eleita, possa explicar os supostos crimes que teriam sido cometidos contra crianças na Ilha de Marajó (PA). O pedido foi elaborado pelo senador Carlos Fávaro (PSD-MT).
Recorde
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu nesta terça-feira (18) o recorde de audiência registrado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), ao participar de entrevista no canal Flow Podcast, no YouTube. Às 20h08, à transmissão superou a marca de 1 milhão de visualizações simultâneas.