Cenário Político: Paulo Câmara tem reta final produtiva

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
29 de dezembro de 2022 às 05h30min
Foto: Hélia Scheppa

Coluna da quinta

Em meio às especulações se Paulo Câmara (PSB) será ou não ministro de Lula a partir de 2023, o gestor, que encerra no próximo sábado (31) um ciclo de oito anos à frente do Governo de Pernambuco, montou uma agenda de inaugurações no estado.

Existia uma expectativa de Paulo Câmara embarcar para Brasília na última terça (27), onde iria se reunir com Lula e definir seu futuro, mas o socialista seguiu com compromissos institucionais, fazendo entregas e sancionando leis de interesse do povo pernambucano.

Nesta quinta (29), dia previsto para Lula oficializar os demais titulares para a Esplanada dos Ministérios, Paulo Câmara participa de atividades no Recife, mantendo um ritmo de fim de governo bastante produtivo e bem diferente de Bolsonaro, por exemplo, que abandonou o trabalho após o insucesso nas urnas.

Ainda não há certeza se o próximo ex-governador de Pernambuco será contemplado com algum cargo no Governo Federal, mas independente disso, o gestor quer usar os últimos dias do ano para tentar deixar sua marca onde puder.

Ritmo de iniciante
O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, está concluindo a gestão num ritmo acelerado. Somente neste mês de dezembro, ele inaugurou, com o apoio dos prefeitos, as Centrais de Oportunidade de Bom Jardim, Pombos, Jataúba, João Alfredo, Fernando de Noronha e São José da Coroa Grande. As unidades reúnem, num só espaço, serviços da Agência do Trabalho, do Expresso Empreendedor, da Jucepe e da Agência de Empreendedorismo.

Alteração
O Censo do IBGE trouxe ontem (28) uma grande notícia para os petrolinenses. O município que era o 5º mais populoso do estado, superou Olinda e Caruaru em número de habitantes e agora aparece em 3º lugar. Lideram o ranking Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Merecimento
Tudo caminha para que o deputado federal André de Paula (PSD) seja anunciado hoje (29), por Lula, para o Ministério da Pesca e Aquicultura. Ele é uma indicação da bancada do seu partido, que ocupará três pastas no futuro governo.

Espaço
Assim como o PSD, o MDB também ocupará três ministérios no futuro governo Lula. Além de Simone Tebet no Planejamento, Renan Filho fica com Transportes e Jader Filho com Cidades. Os dois últimos são indicações das bancadas do Senado e Câmara.

Fim do mistério
Conforme avisou, em entrevista, a futura governadora, Raquel Lyra (PSDB), quebrará o silêncio hoje (29) sobre os nomes que ocuparão o primeiro escalão. Ainda não se sabe como será o formato do anúncio, já que em 2021, por exemplo, a tucana revelou por meio de uma lista enviada pela assessoria à imprensa.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO