Coluna da sexta
Nas últimas entrevistas que tem dado para apresentar o balanço das atividades realizadas pela Prefeitura do Recife este ano, o prefeito João Campos (PSB) tem feito questão de frisar que vai buscar o diálogo com Raquel Lyra (PSDB), que assume o comando do Governo do Estado no próximo domingo (1º).
Entretanto, o socialista foi convidado para o encontro de prefeitos realizado no início deste mês, em Caruaru, e era presença esperada pela importância da cidade que administra, mas sequer atendeu ao convite da governadora eleita. Na ocasião, Raquel conclamou pela união.
“A gente só vai mudar Pernambuco e melhorar a vida da nossa gente se esse for um projeto de todos, independente de bandeiras políticas e partidárias”, disse a futura governadora, no evento.
Amanhã (31) o PSB encerra um ciclo de 16 anos à frente do Estado. E ao longo da semana, a equipe de transição comandada por Priscila Krause (Cidadania) acabou entrando em rota de colisão com setores do Palácio do Campos das Princesas, mas esse atrito parece não ter interessado a João Campos.
O prefeito tem feito uma gestão moderna, com diversos pontos de obras espalhados por toda a cidade, tendo ainda mais dois anos de entregas pela frente. As futuras parcerias com a tucana serão essenciais para a execução de novas ações e uma hora ou outra, João e Raquel precisarão ir à mesa.
Fila de espera
O fato de Danilo Cabral (PSB) e Marília Arraes (SD) fazerem mais campanha para Lula do que para eles mesmo, não foi o suficiente para que ambos fossem indicados para algum ministério a partir do próximo ano. Eles devem se contentar com espaços no 2º ou 3º escalão.
Complemento
Após Raquel Lyra (PSDB) revelar, ontem (29), os primeiros nomes que irão fazer parte do primeiro escalão, existe uma grande chance de a tucana revelar os demais auxiliares nesta sexta (30). Pastas importantes como Educação, Saúde, Infraestrutura e Agricultura ainda estão sem titulares.
Cotado
O nome do deputado eleito, Kaio Maniçoba (PP), ganhou força na bolsa de apostas para assumir a Secretaria das Cidades. Caso ele seja escalado para a equipe de Raquel Lyra (PSDB), a deputada Roberta Arraes (PP), que não conseguiu a reeleição, assumiria novamente uma cadeira na Alepe.
Indicação
Cotado para assumir a Empetur, o empresário Fred Loyo, que foi primeiro suplente de Guilherme Coelho (PSDB) na corrida para o Senado, indicou o seu filho, o advogado Eduardo Loyo, para a função. Toda a família tem bastante influência com o trade turístico e teve uma participação importante na campanha de Raquel Lyra (PSDB).
Aumento
A Assembleia Legislativa de Pernambuco vota. nesta sexta (30), o aumento dos salários da futura governadora, vice, de todo secretariado e dos deputados estaduais. Os dois projetos devem ser aprovados sem nenhuma dificuldade, sendo sancionados por Raquel Lyra (PSDB) posteriormente.