Coluna da quarta
Não é só a ausência da classe política no primeiro escalão de Raquel Lyra (PSDB) que tem causado uma grande interrogação nos bastidores. A escolha de Ivaneide Dantas para Educação e Esportes, também vem sendo alvo de questionamentos da esquerda.
Mesmo antes de desenvolver suas primeiras ações à frente da pasta, Ivaneide tem sido taxada de bolsonarista, por ter feito campanha para Anderson Ferreira no último pleito. Vale lembrar que ela era secretária de Educação em Jaboatão e, como servidora, era natural que pedisse voto para o candidato do PL.
O decreto assinado pela tucana exonerando comissionados e suspendendo as cessões de servidores é outro ponto que tem repercutido de forma negativa, principalmente porque alguns deputados foram diretamente afetados com a perda de espaços para acomodar aliados.
Raquel vai precisar passar por alguns testes na Assembleia Legislativa de Pernambuco, como a votação da reforma administrativa e a aprovação do nome de Thallyta Figueiroa para a administração de Fernando de Noronha. Ambas precisam do aval dos deputados estaduais.
Apesar de ter montado um secretariado bem ao seu estilo, a ex-prefeita de Caruaru tem a chance de contemplar lideranças políticas com cargos no segundo escalão, presidência de autarquias ou de empresas públicas. Com isso, pode ajudar a dirimir os primeiros ruídos que surgiram nos últimos dias.
Defesa
Aliado de Raquel Lyra (PSDB), o deputado estadual diplomado, Izaías Regis (PSDB), defendeu a governadora das críticas recebidas por conta da exoneração dos comissionados. De acordo com o ex-prefeito de Garanhuns, o rito é “absolutamente natural”. Zazá ainda afirmou que os pernambucanos podem confiar na capacidade de gestão da tucana.
Encontro
Dois dia depois de dar posse ao seu secretariado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) reúne todos os auxiliares, nesta quarta (4), às 10h, no Palácio do Campos das Princesas. A intenção é tratar dos próximos passos que serão dados daqui em diante.
Missão
Após muitos anos atuando na Câmara Federal, o deputado Wolney Queiroz (PDT) aceitou a missão de ser secretário executivo do Ministério da Previdência, e agora vai emprestar sua experiência e capacidade ao governo Lula. O anúncio foi feito ontem (3), durante a posse de Carlos Lupi no comando da pasta.
Reconhecimento
Senadores fizeram, nesta terça (3), as últimas homenagens a Pelé, que pode ter seu nome incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O corpo do ídolo do futebol foi sepultado ontem, após um longo velório que começou na última segunda-feira (2), na Vila Belmiro, em Santos.