Coluna da quinta
Logo após ser derrotada no segundo turno, a deputada Marília Arraes (SD) informou, através de nota, que estaria “à frente das oposições” em Pernambuco, fiscalizando “promessas feitas à população durante a campanha”. Essa não será uma exclusividade apenas de Marília, já que o PSB tem apontado que seguirá pelo mesmo caminho.
Mas na ansiedade de mostrar serviço, a parlamentar, que a partir do próximo mês ficará sem mandato, não esperou os 100 dias de trégua que costumeiramente são dados aos novos gestores que assumem cargos no Executivo, independente de qual seja a esfera: municipal, estadual ou federal.
A primeira crítica de Marília foi direcionada à nova secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, taxada de bolsonarista. Entretanto, aliados de Raquel minimizaram o apontamento, garantindo que ela nunca pediu votos para o ex-presidente, revelando ainda que Ivaneide já chegou a integrar o governo João Paulo, no Recife.
Poucos dias depois, Marília chegou a dizer que “estamos presenciando o ovo da serpente ser gestado de novo”, se referindo ao decreto publicado no Diário Oficial na terça (3). Se esse for o tom adotado pela neta de Arraes, não vai conseguir liderar nem mesmo seu próprio partido, que a princípio, integra um bloco com o PL de Bolsonaro na Alepe.
Bateu pesado
O PSB, que até o último sábado (31) governou Pernambuco, criticou duramente o decreto assinado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) em um de seus primeiros atos. Por meio de nota, a legenda disse que “faltou diálogo e humildade para lidar com um tema tão relevante”.
Sob controle
Em sua primeira reunião com o secretariado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) tranquilizou seus auxiliares sobre o decreto assinado no último dia 3. “É um momento de acomodação. Os governos estão passando por isso, inclusive o federal e o de outros estados”, afirmou a tucana.
Ritmo intenso
Desde que tomou posse como secretário de Turismo e Lazer do Estado, Daniel Coelho vem cumprindo uma série de agendas na Região Metropolitana do Recife. Ao visitar a Arena de Pernambuco, o gestor constatou que o espaço está sem condições de sediar jogos de futebol.
Troca de comando
Acontecerá hoje (5) a passagem dos comandos do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar e da chefia da Polícia Civil de Pernambuco. Os nomes do Coronel Luciano, Coronel Mamede e Simone Aguiar, foram anunciados para os respectivos cargos, no último sábado (31), por Raquel Lyra (PSDB).
Espaço concorrido
Chamou atenção o número de pessoas que foram prestigiar a posse da nova ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Foi, de longe, a solenidade que mais reuniu aliados e apoiadores. Na ocasião, ela anunciou a recriação da Secretaria de Mudanças Climáticas.