Coluna da segunda
O que já vinha sendo desenhado nos últimos dias foi consolidado neste domingo (29). O apoio integral do PP a Álvaro Porto (PSDB) e Gustavo Gouveia (SD) consagrou de vez a vitória dos parlamentares para a presidência e primeira-secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco, respectivamente.
Com a ausência de Antônio Moraes, por dificuldade de deslocamento, Álvaro recebeu os demais nomes do PP para selar o apoio ao seu nome. De acordo com um deputado, a legenda teria condições de fazer um “bate-chapa”, mas após um diálogo resolveu não iniciar a próxima legislatura com a Casa dividida.
Com o gesto feito, o PP, assim como o PSB, PL, PT e União Brasil, fará parte da mesa diretora pelo quesito da proporcionalidade, já que todos esses partidos possuem as maiores bancadas da Alepe. Outras siglas também serão contempladas. Com isso, os parlamentares tomarão posse na próxima quarta (1º) com os principais cargos já definidos.
Retomada dos diálogos
Após uma pausa para cumprir agenda institucional em Brasília, a governadora Raquel Lyra (PSDB) volta a receber prefeitos no Palácio do Campo das Princesas. Pela manhã, são os gestores do Agreste. Na parte da tarde, os do Sertão de Pernambuco.
Contatos
A agenda de logo mais às 10h, no Palácio do Campo das Princesas será uma boa oportunidade para o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) ampliar suas relações visando a presidência da Amupe. O tucano já colocou seu nome à disposição para conduzir a associação e o assunto deve entrar na pauta dos gestores em breve.
Agenda
O Governo do Estado confirmou a realização da 23º Fenearte entre os dias 5 e 16 de julho, no pavilhão do Centro de Convenções. A maior feira de artesanato da América Latina é conhecida por receber em Pernambuco compradores e expositores de diversas localidades.
Troca
A senadora Mara Gabrilli resolveu deixar o PSDB disparando críticas ao antigo partido. De acordo com ela, a sigla se tornou um “nanico moral”. A parlamentar também anunciou sua filiação ao PSD, que agora conta com 15 nomes na Casa Alta e se tornou a maior bancada.
Posse garantida
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, negou o pedido para suspender a posse de 11 deputados federais eleitos suspeitos de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. Sendo assim, todos poderão tomar posse de seus mandatos na próxima quarta-feira (1º).