Coluna da segunda
A relação entre Raquel Lyra (PSDB) e o Legislativo nunca foi um ponto forte das suas gestões, desde o período em que foi prefeita de Caruaru. Embora já tenha sido deputada estadual e conheça o outro lado da moeda, existe uma desconfiança por parte de alguns parlamentares de como será o trato com a Assembleia Legislativa ao longo do governo.
Visando inverter essa lógica, a governadora vai até o “buraco frio” da Alepe, na tarde desta segunda (17), para em mãos entregar projetos do Executivo aos deputados. Foi solicitado, principalmente pela base, que a tucana leve a “tiracolo” os secretários que tenham relação com as matérias, para sanar possíveis dúvidas das bancadas e evitar questionamentos no plenário.
Nas últimas semanas, Raquel foi contrariada na Casa, quando movimentações que não eram do interesse do Palácio avançaram no Legislativo, a exemplo da PEC que assegura o direito dos deputados de legislarem sobre matéria financeira e tributária. Para não ser pega de surpresa, a gestora vai fazer esse gesto simbólico, que já está sendo enxergado de maneira positiva.
Preparando o terreno
Nas duas últimas semanas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) recebeu no Palácio, individualmente, deputados estaduais de diversos partidos, incluindo os da base do governo, oposição e independentes. O movimento, que não foi feito na surdina, serviu de prévia para estreitar o canal com a Alepe.
Candidata
O que era apenas especulação, será concretizado nos próximos dias. A coluna apurou que a deputada Débora Almeida (PSDB) vai comunicar aos seus colegas da Assembleia Legislativa que vai disputar a vaga no TCE-PE, que será aberta com a aposentadoria compulsória de Teresa Duere.
Agilidade
Um dia após o trágico incêndio no Lar Paulo de Tarso que levou quatro pessoas a óbito, o prefeito João Campos (PSB) liderou uma força-tarefa para abrir a Casa de Acolhida Margareth da Silva, no bairro do Hipódromo. O equipamento passará a atender as crianças que foram vítimas do incidente.
Agreste e Sertão
Derrotada nas urnas na última eleição para o Governo do Estado, a ex-deputada Marília Arraes (SD) tirou o final de semana para visitar uma série de aliados pelo interior do estado. Essa é a primeira retomada de contatos políticos, após o nascimento da sua terceira Maria. A ex-vereadora do Recife, Aline Mariano (PP), acompanhou Marília.
Intercâmbio
Ao lado da prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, o deputado federal Eriberto Medeiros, ambos do PSB, participa de uma missão na Colômbia. Na ocasião, o parlamentar está conhecendo experiências de transformação social, principalmente na área de segurança, onde o país tem Medellin como maior referência.
Herdeiro político
Tomás Covas, filho do falecido prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e bisneto do ex-governador paulista, Mário Covas, é a aposta do PSDB para o pleito de 2026. Aos 18 anos, ele cursa Direito nos EUA e pretende seguir os passos do pai, mas quer antes concluir os estudos, para em seguida tentar uma vaga na Câmara Federal.