Coluna do sábado
A conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Teresa Duere, aproveitou a sessão de despedida do seu colega de Corte, Carlos Porto, na última quarta (3), para comunicar que deve se aposentar do TCE-PE até junho. “Vocês sabem que ser conselheiro é um cargo vitalício. Eu mesma, estarei até junho me aposentando”, garantiu.
Com as últimas movimentações, a expectativa era de que Teresa renunciasse ao cargo no TCE-PE juntamente com Porto e a escolha para as vagas fossem feitas em conjunto, o que acabou não acontecendo, já que Carlos aderiu à uma estratégia caseira, deixando o caminho livre para seu filho, o advogado Eduardo Porto, entrar na disputa sem adversários.
Já em relação à vaga que será aberta após a aposentadoria de Teresa, o cenário é mais complexo e vai exigir algumas engenharias. Embora a própria conselheira e a governadora Raquel Lyra (PSDB) não escondam de ninguém a preferência pelo nome de uma mulher, vai pesar a relação que os deputados possuem na Alepe, a não ser que o Palácio mergulhe nas articulações para emplacar Débora Almeida.
Estima
Com o auditório repleto de convidados, o professor Fábio Barros foi empossado, ontem (5), na Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura em Pernambuco, mas o que chamou atenção mesmo foi o prestígio do ministro André de Paula, que conseguiu reunir no mesmo espaço um dirigente do MST e o deputado federal Coronel Meira (PL).
Sem pressa
Embora tenha o seu nome sempre lembrado para disputar a Prefeitura do Recife em 2024, aliados do deputado federal André Ferreira (PL) garantem que por parte do parlamentar não há ansiedade em relação ao assunto, já que não existe “vaidade” dele em ser o candidato. Entretanto, o possível apoio do Palácio não deve ser descartado e pode fazer diferença na decisão.
Ascensão
O deputado André Ferreira (PL) vem de seis vitórias seguidas, já tendo sido vereador do Recife, deputado estadual e desde 2019 federal. Com a experiência e capital eleitoral acumulados, se expor numa disputa para o Executivo municipal sem contar com uma retaguarda, não seria o caminho mais seguro. Entretanto, mesmo que não haja, é imprescindível que o partido apresente um nome.
Casa nova
Com um mandato de destaque na Câmara Municipal do Recife, o vereador Marco Aurélio Filho deve disputar a reeleição em 2024 pelo Partido Verde. A legenda deve montar uma chapa interessante, tendo em vista que faz parte de uma federação com outros dois partidos que também possuem representatividade na Casa de José Mariano.
Aprovação nas alturas
O prefeito de Tacaimbó, Álvaro Marques (PT), avança para eleger o seu sucessor na cidade sem muitas dificuldades. Com uma aprovação de 82%, o petista vem num ritmo intenso de entregas no município do Agreste, caminhando para fechar seu ciclo à frente do governo municipal de forma exemplar.