Numa sessão marcada por bastante tensão, os vereadores de Garanhuns votaram, há pouco, as contas do deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Izaías Regis (PSDB). Contrariando a recomendação do Tribunal de Contas do Estado, os parlamentares rejeitaram o exercício financeiro de 2019 por 13 votos contra apenas 4, que seguiram a decisão da Corte.
Um clima nada amistoso se formou nos bastidores nos últimos dias, quando especulou-se a possibilidade de os vereadores da Casa Raimundo de Moraes baterem de frente com o que foi sugerido pelo TCE-PE. Ainda ontem (30), chamou atenção a quantidade de deputados que saíram em defesa do tucano durante sessão realizada na Alepe.
Os presidentes do Cidadania e PTB chegaram a oficializar os vereadores das legendas para que votassem a favor das contas de Regis, sob punição de expulsão, o que serviu para acirrar ainda mais o clima. Vale ressaltar que a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, já tinha dado parecer contrário ao que recomendou o TCE.
Com a rejeição das contas, Izaías pode se tornar inelegível e impossibilitado de concorrer às eleições do próximo ano. Ele deve tentar recorrer da decisão.
Veja como votou cada parlamentar:
Alcindo Correia (PTB) – sim à reprovação
Bruno dos Santos (sem partido) – sim à reprovação
Bruno Taveira – sim à reprovação
Damásio Cardoso (PSB) – sim à reprovação
Darliane de Natalício (Cidadania) – sim à reprovação
Erivan Pita (PSD) – sim à reprovação
Fany das Manas (sem partido) – não à reprovação
Gersinho Filho (UB) – não à reprovação
Johny Albino (PSB) – sim à reprovação
Juca da Viana (PTB) – sim à reprovação
Luizinho de Roldão (PSB) – sim à reprovação
Luzia da Saúde (PTB) – sim à reprovação
Magda Alves (PP) – não à reprovação
Matheus Martins (PSD) – sim à reprovação
Nelma Carvalho (PTB) – sim à reprovação
Professor Márcio (PTB) – sim à reprovação
Thiago Paes (PL) – não à reprovação