Mesmo com a rejeição nas Comissões de Educação e Finanças, o projeto de lei complementar n° 712/2023, que estipula o piso dos professores para pouco mais de 6 mil contratados, além de efetivos, poderá voltar a tramitar na Alepe.
O líder do governo, deputado Izaías Regis (PSDB), apresentou um requerimento entrando com um recurso para autorizar que, apesar da derrota nas comissões, o projeto siga para análise de todos os deputados. Para que este recurso pudesse entrar em pauta, precisava de 10 assinaturas, mas acabou recebendo apoio de 25 parlamentares {veja a lista completa no final da matéria}. Entre os que assinaram, socialistas como Diogo Moraes, Sileno Guedes e Waldemar Borges.
Em conversa com o Blog Cenário, Izaías explicou que tem recebido pedidos de parte da categoria que será atendida com o projeto, solicitando que ele possa ser analisado novamente. Os questionamentos feitos pelo Sintepe são em torno de que a proposta deixará de fora mais de 52 mil profissionais. O líder do governo, no entanto, disse que para eles, uma nova mesa de negociação será aberta.
O recurso entrou na pauta desta segunda (19) e precisa ser aprovado por maioria simples. Após isso, a Mesa Diretora é quem vai definir quando o projeto do Executivo (n° 712/2023) voltará a ser discutido e votado.
O blog também conversou com Waldemar Borges, que preside a Comissão de Educação. Com a volta do projeto à tramitação, ele esperava que o Palácio pudesse enviar um substitutivo após a mesa de negociação que será reaberta.
Entretanto, segundo o parlamentar, há um movimento para que, após a aprovação do recurso, o projeto do piso seja colocado em votação ainda hoje, o que preocupa, já que desta forma, os deputados se sentirão na obrigação de rejeitar novamente e, desta forma, a proposta só poderá ser apresentada no próximo ano.
Confira os parlamentares que assinaram o recurso:
- Abimael Santos
- Adalto Santos
- Antônio Moraes
- Claudiano Martins Filho
- Débora Almeida
- Diogo Moraes
- Eriberto Filho
- Fabrizio Ferraz
- France Hacker
- Francismar Pontes
- Izaias Régis
- Jarbas Filho
- João Paulo
- Joãozinho Tenório
- Joaquim Lira
- Kaio Maniçoba
- Nino de Enoque
- Pastor Cleiton Collins
- Pastor Junior Tercio
- Renato Antunes
- Romero Albuquerque
- Sileno Guedes
- Socorro Pimentel
- Waldemar Borges
- William Brigido