À frente do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, desde o início de fevereiro, o prefeito de São Caetano, Josafá Almeida (UB), vem conquistando junto aos demais membros da direção avanços significativos. Apenas este ano, o Coniape, saltou de 24 para 31 municípios associados, sendo dois deles aprovados na última assembleia.
A articulação de Josafá em Brasília também foi essencial para a conquista de emendas com a bancada federal. Por meio dos gabinetes dos deputados Augusto Coutinho (Republicanos) e Luciano Bivar (UB), cerca de R$ 1,9 milhão foi direcionado para o consórcio, e está sendo transformado em doações para equipamentos hospitalares e ambulâncias para os municípios.
Em um período onde alguns prefeitos expressam preocupação no fechamento das contas públicas, devido à queda na arrecadação, o Coniape tem comprovado, na prática, que o trabalho desenvolvido pelo presidente Josafá Almeida tem surtido efeito quando o assunto é a defesa dos interesses dos municípios associados, que encontram no consórcio um refúgio.
Emedebistas reunidos – Sem falar a mesma língua, as principais lideranças do MDB em Pernambucano se reuniram, nesta segunda (18), com o intuito de discutir ações e estratégias para as eleições municipais do próximo ano. De acordo com Raul Henry, que preside a legenda, as pendências foram resolvidas em clima de “absoluto entendimento”.
Recado – Apenas quatro dos 25 deputados federais marcaram presença na confraternização natalina realizada ontem (18), pela governadora e a vice com os parlamentares. Dos senadores, nenhum esteve presente. A ausência revela que é preciso uma atenção especial ao Legislativo, principalmente quando se trata de articulação política.
Gestão desastrosa – Observando o vácuo existente na política arcoverdense, os ex-prefeitos Zeca Cavalcanti (UB) e Madalena Britto (PSB) se preparam para voltar a disputar o comando do Executivo municipal em 2024. As movimentações são fruto da desastrosa administração de Wellington Maciel (MDB), que vai de mau a pior na cidade.
Mau pagador – Um detalhe que tem chamado atenção na gestão de Wellington Maciel é o de não exercer com as obrigações da sua administração. Além de ser alvo de um processo de cassação que está tramitando na Câmara de Arcoverde, a fama do gestor de não cumprir acordo de pagamento com fornecedores tem percorrido o estado.
Mau exemplo – Gerou indignação a maneira que estudantes com espectro autista foram tratados na Universidade Federal de Pernambuco. Frases capacitistas foram escritas no banheiro do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. O vereador do Recife, Marco Aurélio Filho, denunciou o episódio na tribuna da Câmara Municipal e pediu providências.