Presidente do União Brasil até o dia 31 de maio, o deputado federal Luciano Bivar informou, ontem (6), que não reconhece a eleição realizada no dia 29 de fevereiro, responsável por eleger o advogado Antônio Rueda e uma nova executiva para conduzir os rumos da legenda nos próximos anos.
Com 8 senadores, 4 governadores, 2 vice-governadores, 59 deputados federais, 98 deputados estaduais, 1 deputado distrital, 592 prefeitos, 570, vice-prefeitos e 5233 vereadores, além de grande fundo eleitoral e um robusto tempo de rádio e TV, o União Brasil tem tudo para crescer ainda mais, mas pode fazer o caminho inverso devido aos últimos acontecimentos.
Essa disputa fratricida pelo comando da sigla pode ter efeitos práticos já nesta eleição. Sem a certeza de como estará o clima partidário durante os períodos de pré-campanha e campanha, muitos nomes devem aproveitar a janela partidária que tem início hoje (7) e buscar uma nova legenda que ofereça um ambiente mais seguro para concorrer ao pleito que se avizinha.
Avaliação – Para o presidente do Podemos Caruaru, Anderson Luiz, o fato de o partido ter recebido a autorização do TSE para passar a utilizar o número 20 na urna foi importante, por ser mais fácil de ser trabalhado na estratégia de marketing durante a campanha eleitoral.
Apresentação – Na próxima quarta (13), o Podemos vai realizar, em Caruaru, um ato político que contará com a presença dos filiados, pré-candidatos ao Legislativo e aliados do grupo liderado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB). São aguardadas as presenças de lideranças do partido a nível estadual, a exemplo de Armando Monteiro e Ricardo Teobaldo.
Convocação – Além da presença do prefeito do Recife, João Campos (PSB), o ex-deputado Zé Queiroz (PDT), que lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Caruaru nesta sexta (8), tem convocado outros pré-candidatos ao Executivo para marcar presença no evento liderado por ele. A ideia é demonstrar força na largada e se apresentar como o principal nome da oposição.
Expectativa – O ex-deputado Wanderson Florêncio (SD), que é primeiro suplente de estadual, aguarda com ansiedade o resultado das urnas em dois municípios este ano. É que os deputados Luciano Duque e a Lula Cabral, ambos do Solidariedade, se projetam para disputar o Executivo em outubro. É, com isso, Wanderson assumiria a suplência.
Prazo – Bem posicionado nas sondagens para voltar a comandar a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, o deputado Lula Cabral (SD) deve oficializar até o dia 15 de março a sua pré-candidatura ao Executivo. Ele já vem recebendo sinalizações de partidos importantes para o seu projeto, como o Republicanos e o PSB.