Após o baque sofrido em 2022, quando não conseguiu montar chapa para disputar mais uma eleição para federal, o atual ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, precisou mudar o roteiro e disputar uma cadeira na Casa Alta, quando recebeu 567.367 votos, o que representou 12,69% do total.
Habilidoso e obstinado, não demorou muito para André firmar uma parceria política e institucional com a governadora Raquel Lyra (PSDB), que vem rendendo bons resultados para ambos os lados. O ex-parlamentar não esconde seu desejo de retornar à Câmara Federal e para que esse movimento aconteça, ele tem fortalecido o PSD, filiando novos prefeitos.
Além de montar uma base que possa dar sustenção em 2026, o ministro André de Paula deve contar com o auxílio da governadora na montagem de uma chapa competitiva que possa impulsionar o seu retorno ao Legislativo, função que desempenha desde quando passou pela Câmara do Recife, até chegar a Brasília.
Revelação – Exercendo seu primeiro mandato na Alepe, o deputado Rodrigo Farias (PSB), que já atuou no Poder Executivo durante gestões socialistas, tem sido uma das principais vozes da oposição na Casa. Seja por meio de participações nas comissões, audiências públicas ou usando o microfone nas sessões ordinárias.
Conquista – Ao lado do presidente Lula, da senadora Teresa Leitão (PT) e do deputado federal Felipe Carreras (PSB), o prefeito Sivaldo Albino (PSB) recebeu a confirmação da construção de um hospital de alta e média complexidade em Garanhuns. O equipamento além de atender a Cidade das Flores, vai contemplar outros municípios do Agreste Meridional.
Vitrine – Conhecida por realizar o maior e melhor São João do mundo, Caruaru tem despertado o interesse de outras regiões. O novo modelo da festa, implementado pela gestão Rodrigo Pinheiro em 2023, está sendo apresentado por integrantes da Fundação de Cultura na cidade de Benevides, no Pará.
Representação – 2ª secretária da Câmara Federal, a deputada Maria do Rosário (PT) tem defendido a ampliação da participação de mulheres na Mesa Diretora da Câmara e do Senado Federal. A ideia da cota é aumentar a representação feminina nos espaços de decisão política.
Primeira infância – O Governo Federal vai destinar R$ 4,1 bilhões para a construção de 1.178 creches e escolas de educação infantil pelo país. Os recursos são do Novo PAC Seleções, anunciados nesta quinta (7) pelo presidente Lula. O programa é voltado para atender os projetos prioritários apresentados por estados e municípios.