Cumprindo agenda em Pernambuco, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, não economizou nos afagos à governadora Raquel Lyra durante um encontro com a imprensa e, posteriormente, com correligionários que lotaram a sede da legenda na capital pernambucana na tarde de ontem (14).
Recentemente, havia uma expectativa da Raquel deixar a sigla pela qual venceu três eleições majoritárias para ingressar no PSD. Entretanto, a legenda tucana tem procurado deixar a chefe do Executivo o mais confortável possível para que esse movimento não aconteça.
“Essa é a casa dela. Nenhum Partido vai dar condições para a governadora Raquel ter liberdade para fazer o que ela quiser, do ponto de vista da relação com o Governo [Federal], do ponto de vista político-partidário, do ponto de vista de projetos que ela eventualmente venha a ter, como o PSDB”, afirmou Perillo.
O dirigente do PSDB foi mais além e afirmou que enxerga a governadora disputando uma eleição presidencial no futuro. Essa avaliação vem sendo feita desde quando Lyra ganhou projeção nacional. “Eu vejo Raquel, lá adiante, disputando a Presidência da República”, disse. A mensagem deixada indica que o partido enxerga o potencial da gestora para uma tentativa de retorno da legenda ao Planalto.
Sem retaliação – Para os dirigentes do PSDB, tanto a nível nacional, quanto estadual, o episódio envolvendo o presidente da Alepe, Álvaro Porto, e a governadora Raquel Lyra já ficou no passado. “O diálogo e as portas do partido sempre estarão abertas para o deputado Álvaro Porto”, disse o presidente estadual, Fred Loyo, dando fim às especulações sobre uma possível expulsão.
Retorno a Pernambuco – Marconi Perillo deve voltar ao estado no mês de junho, período em que Caruaru realiza o maior e melhor São João do Mundo. A afirmação foi feita quando ele foi questionado pela coluna sobre a prioridade nacional da candidatura de Rodrigo Pinheiro em Caruaru. “Como é que eu não vou ajudar o Rodrigo? Se eu não ajudar ele não me chama para o São João!”, brincou Perillo.
Autonomia – Líder do PSDB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a deputada Débora Almeida foi responsável por representar os parlamentares do partido, durante o discurso no evento realizado ontem (14). Ela celebrou a expectativa de crescimento da legenda em Pernambuco. “Estou muito feliz de poder estar fazendo parte desse novo momento do PSDB”, afirmou.
Chapa tucana – Dos 23 vereadores que integram a Câmara Municipal de Caruaru, 11 deles podem fazer parte do “chapão” do PSDB este ano. As novidades deverão ser: Galego de Lajes (MDB), Kátia das Rendeiras (Republicanos), Mery da Saúde (PSD), Nelson Diniz (Cidadania) e Val Lima (PL), disputa de gente grande que gira de dois mil votos para cima. As filiações deles devem ser concretizadas no domingo (17).
Marqueteiros – Enquanto Zé Queiroz (PDT) apostou em Dante Matiussi para cuidar do marketing da sua campanha, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) investiu em Marcelo Vitorino, uma das revelações da nova geração. A disputa em Caruaru promete ser eletrizante e já movimenta os bastidores.
Mudança – Aliado do prefeito João Campos (PSB) na Câmara do Recife, o vereador Eriberto Rafael, que foi eleito pelo PP, já tem data para se filiar ao partido do gestor recifense. O evento será na próxima segunda (18), com local e data ainda a serem confirmadas. O parlamentar tem uma atuação destacada na Casa e é cotado para ser um dos mais bem votados este ano.