Coluna da segunda: sinalização para o PSD

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
25 de março de 2024 às 00h00min
Foto: Zeca Ribeiro

Embora o PSDB tenha estendido o tapete vermelho para Daniel Coelho retornar à sigla, seu caminho pode ser o PSD. Durante abertura da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o secretário deu ênfase às 55 edições do maior espetáculo ao ar livre do mundo, que por coincidência é o número do partido comandado pelo ministro André de Paula no estado.

Legenda com grande inserção na política nacional, já que comanda três ministérios, possui a maior bancada no Senado e conta com 42 deputados na Câmara Federal, o PSD tem se tornado uma vitrine para quem deseja disputar o Executivo este ano, possibilitando estrutura, além de um considerável tempo de rádio e TV.

Até o dia 7 de abril, o ministro André de Paula estará de férias da pasta, cuidando exclusivamente dos debates e filiações do partido. Caso se concretize a ida de Daniel para o PSD, essa será a primeira vez que a legenda vai disputar a Prefeitura do Recife e a terceira do ex-deputado. A sinalização foi feita e a confirmação pode vir pelos próximos dias.

Punição – Reunida de maneira virtual, na noite deste domingo (24), a executiva nacional do União Brasil decidiu expulsar o deputado Chiquinho Brazão, depois de ter sido preso, acusado de ser um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco (PSOL). Dos 17 dirigentes presentes, 14 votaram pela expulsão.

Suspensão – O parlamentar pernambucano, Túlio Gadêlha (Rede), pediu à Câmara Federal o bloqueio do salário do deputado Chiquinho Brazão. Um subprocurador do Ministério Público, junto ao Tribunal de Contas da União, também anunciou que vai ingressar com representação solicitando a mesma medida.

Largada – Enquanto o deputado Izaías Régis (PSDB) ainda não deu início à sua pré-campanha em Garanhuns, o vereador Gersinho Filho, que é pré-candidato a prefeito, deu o pontapé inicial em um grande ato que contou com a participação do ex-presidente Bolsonaro, por meio de uma chamada de vídeo.

Ritmo intenso – O ministro Silvio Costa Filho tem aproveitado os finais de semana para percorrer os municípios do interior, filiando pré-candidatos a prefeito que irão disputar a eleição pelo Republicanos. O chefe da pasta de Portos e Aeroportos já embarcou para São Paulo, onde hoje (25) anuncia R$ 2 bilhões de investimentos em Congonhas.

Reforço – Exercendo o primeiro mandato na Alepe, o deputado Cleber Chaparral (UB) tem fortalecido bastante sua pré-candidatura a prefeito de Surubim. Na última semana , ele conquistou o apoio do PP, que tem como presidente da legenda no município, Geo Caldas. A união foi selada na sede do partido.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO