Coluna da segunda: janela de oportunidades 

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
8 de abril de 2024 às 00h00min
Foto: Amaro Lima

Embora ainda não tenha revelado publicamente que não será candidata a prefeita de Olinda, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, já está decidida que não vai entrar na disputa este ano. O motivo é a não garantia dada pelo presidente Lula de que o PCdoB, partido comandado nacionalmente por Luciana, permaneceria na titularidade da pasta com sua saída.

O PSB, que não tem nada a ver com isso, deu mais um passo para consolidar a pré-candidatura da deputada Gleide Ângelo ao Executivo em Olinda e transferiu o título dela para a cidade no último sábado (6). A medida acontece num momento de fortalecimento da legenda na Marim dos Caetés, que nesse prazo final de filiações voltou a ter uma representação na Casa Bernardo Vieira de Melo. 

Em Caruaru, neste domingo (6), para participar do ato da federação em apoio a Zé Queiroz, a ministra afirmou ao Blog Cenário que a unidade do campo político que ela integra será mantida. Fontes revelaram à coluna que no jantar com Lula no Recife, Luciana comunicou ao petista que permanecerá no ministério. Já Gleide, deve concentrar suas atenções no município com o intuito de ganhar visibilidade e ir para o confronto direto contra a candidata da governadora Raquel Lyra (PSDB), a secretária Mirella Almeida (PSD).

Experiência – Em rápida conversa com a coluna, o desembargador Ricardo Paes Barreto, que é o prefeito interino do Recife até esta terça (9), avaliou a entrega de uma obra de contenção de encosta no Alto José Bonifácio no último sábado (6) como “emocionante”. Hoje (8), ele entrega a ampliação e requalificação da Creche Escola Presidente Tancredo Neves.

Vale tudo – Buscando melhores condições para eleger o comunicador Dilson Oliveira vereador, o União Brasil filiou, na última semana, a vereadora Kátia das Rendeiras e o ex-vereador Jajá no partido. O que ambos têm em comum é que foram alvos de operações da Polícia Civil no exercício dos seus mandatos na Câmara de Caruaru e nos bastidores são enxergados como “calda”.

Águas passadas – Rompido com os Queiroz na eleição de 2022, chegando a sair do PDT, o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) demonstrou que o episódio ficou no passado. Apresentado no evento de ontem (7) como alguém que “sabe falar com a juventude”, o parlamentar é mais uma aposta de fora de Caruaru para tentar ajudar a campanha de Zé Queiroz a dialogar com esse público.

Jovial – Além de investir em personagens como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), e do próprio neto de 13 anos para se aproximar da juventude, o pré-candidato a prefeito, Zé Queiroz (PDT), de 82 anos, surgiu com um novo visual. Usando camiseta, jeans com lavagem clara, um mocassim de veludo e mascando chiclete, numa tentativa de parecer mais despojado. 

Casa nova – Rejeitada pelo PT, Manuella Matos trocou seu antigo partido pelo PDT. Ela teve a ficha abonada pelo presidente nacional da legenda, o ministro Carlos Lupi. A militante política é pré-candidata a prefeita de Itambé e conta com o apoio de diversos segmentos e nomes da esquerda no estado.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO