Coluna da terça: ficou no lucro

Cenário Político
Publicado por Américo Rodrigo
9 de abril de 2024 às 00h00min
Foto: Edson Holanda

Com o fim da janela partidária no último sábado (6), o prefeito João Campos conseguiu fortalecer ainda mais a bancada do PSB na Câmara do Recife. O gestor fechou o período com ganhos e agora contabiliza 15 nomes filiados ao seu partido no Legislativo. Entre eles Andreza Romero, Chico Kiko e Eriberto Rafael. 

A movimentação já era esperada, diante da alta aprovação do gestor e do favoritismo para ser reeleito em outubro. João ainda conquistou os vereadores Professor Mirinho e Tadeu Calheiros para integrarem a chapa do MDB, por exemplo. Este último, atuava na oposição e foi escolhido para coordenar a área da saúde do Plano de Governo de Raquel Lyra (PSDB).

Por estar na linha de frente e ser o porta-voz das demandas apresentadas pela população ao Poder Executivo, o vereador também tem uma função de garantir a governabilidade das gestões em votações importantes. Com cerca de 13 dos 39 edis na oposição, João Campos chega para a disputa com mais de 65% da Câmara ao seu lado. Posição bastante favorável comparada aos adversários.

Sem representação – Partido da governadora Raquel Lyra, o PSDB não se articulou a tempo ou não teve interesse de montar uma chapa para o Legislativo. O único parlamentar que a legenda tucana tinha, Alcides Cardoso, ingressou no PL, que agora conta com três vereadores na Câmara do Recife.

Leque de opções – Antes de embarcar para Boston, o prefeito João Campos (PSB) filiou dois dos seus principais secretários em partidos da base. Marília Dantas no MDB e Felipe Mattos no Republicanos. A movimentação deixa o PT acuado, já que a legenda pretende ter a vice, mas enxerga esse sonho cada vez mais distante.

Família dividida – Enquanto a vereadora do Recife, Michele Collins (PP), apoia a pré-candidatura da deputada Clarissa Tércio em Jaboatão dos Guararapes, sua irmã Mila Collins, deixou o Progressistas para disputar uma vaga na Câmara Municipal daquela cidade pelo PSD, partido aliado ao prefeito Mano Medeiros (PL). 

26º – Durante discurso no ato da federação (PT, PV e PCdoB) em apoio a Zé Queiroz (PDT), o presidente estadual do Partido Verde, deputado Clodoaldo Magalhães, revelou um apelido interno usado pela bancada de Pernambuco para falar de Wolney Queiroz, que mesmo perdendo o mandato em 2022, ainda continua com boa interlocução em Brasília. “A gente diz que ele é o nosso 26º deputado. É melhor andar com Wolney, que com um iniciante feito eu”, brincou.

Referências – No evento do último domingo, em que o PT e a federação selaram o apoio a Zé Queiroz (PDT), tudo, direta ou indiretamente, fazia referência ao partido do presidente Lula e na relação que o pedetista tem com o líder-mor do PT. Além das inúmeras fotos de Queiroz com o petista e do “vermelho vivo” do Partido dos Trabalhadores, o evento teve um total de 13 falas. Zé Queiroz Neto, que foi uma atração à parte, fez questão de reforçar que tem 13 anos.

Américo Rodrigo

Ouça agora AO VIVO