A disputa para a Prefeitura de Garanhuns tinha tudo para ser uma das mais acirradas este ano, mas os últimos acontecimentos envolvendo a cidade têm deixado o prefeito Sivaldo Albino (PSB) numa posição cada vez mais confortável para ser reeleito em outubro.
Além de semanalmente anunciar e entregar novas obras provenientes de recursos articulados pelo deputado federal Felipe Carreras (PSB), Albino tem a favor seu principal opositor, o deputado estadual Izaías Régis (PSDB), que não tem contado com o esforço da governadora Raquel Lyra (PSDB) para avançar com a pré-candidatura e passou a fazer cobranças públicas à tucana.
Com a fragilidade política de Zazá, que foi prefeito da Cidade das Flores em duas ocasiões, Sivaldo tem abraçado as oportunidades e ocupado as lacunas deixadas pelo seu adversário. No ritmo que vai, Sivaldo caminha a passos largos para consolidar a vitória e permanecer mais quatro anos à frente do governo municipal.
Sem prazo – Para não se comprometer, a governadora Raquel Lyra (PSDB) preferiu não cravar uma nova data para a entrega do hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru. Durante agenda na cidade, ela foi questionara pela imprensa local e, apesar de garantir que a obra está avançada, não informou o dia da inauguração. O cronograma foi refeito.
Chapa feminina – Cresce nos bastidores a possibilidade de Camila Godoy (Avante) ser a vice da prefeita Márcia Conrado (PT) na eleição deste ano. Com passagem pela Compesa, onde teve uma atuação destacada, ela seria uma indicação do ex-deputado federal Sebastião Oliveira, que recentemente anunciou uma aliança com a atual gestora.
Polêmica – Repercutiu nacionalmente a declaração do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, em entrevista ao colunista do SJCC, João Alberto, sobre a criação de uma calçada da fama do poder judiciário, para evidenciar os ex-presidentes do TJPE ainda vivos.
Movimento orquestrado – A eleição nem começou, mas a disputa político-administrativa já é pauta em Belo Jardim. O prefeito Gilvandro Estrela (UB) lamentou o que chamou de manobra política dos vereadores de oposição ligados ao pré-candidato Maneco, para que o TCE impeça o gestor de investir no município recursos de um empréstimo aprovado pelos próprios parlamentares.
Urgência – O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), chamou atenção para a situação de 138 famílias de crianças com microcefalia que precisam de cirurgias paralisadas pelo Estado. A pauta vem sendo recorrente entre os parlamentares. “Esta Casa não vai aceitar calada o pedido de socorro das mães”, disse Álvaro ao anunciar a convocação da secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, para prestar esclarecimento.