Embora haja uma escalada de críticas dos seus adversários por sua condução política que cresceu nos últimos dias, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) conseguiu montar uma frente competitiva para buscar a reeleição este ano. Em relação às chapas proporcionais, serão sete nas ruas pedindo voto para o atual gestor.
Mas não é esse fato que deve impulsionar o nome de Rodrigo nos quatro cantos de Caruaru. Por onde se passa, são obras sendo realizadas por toda a cidade. Seja de drenagem e calçamento de rua à construção de um Complexo Olímpico, que será entregue nesta quinta (25), sendo o primeiro do interior de Pernambuco.
Pinheiro ainda não foi testado diretamente nas urnas, mas o que deve pautar o debate são as ações que ele conseguiu implementar desde que assumiu o comando do governo municipal. Ele tem um grande trunfo nas mãos, que é o de se apresentar aos eleitores com serviços prestados e não promessas.
Trunfo 2 – Por contar com o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) em Caruaru, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) larga na vantagem em relação aos seus adversários. Entretanto, o efeito pode ser contrário se a tucana não apresentar ações do Estado que justifiquem sua influência no município.
Debate acalorado – Foi aprovado ontem (24), em primeira discussão a proposta do deputado Renato Antunes (PL) que institui o Dia Estadual de Valorização da Vida do Nascituro. Entretanto, como Dani Portela (PSOL) apresentou uma emenda, o projeto será novamente analisado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça.
Deu voz – Primeiro deputado a abraçar a causa das mães com crianças com microcefalia que esperam por cirurgia ortopédica pela rede estadual, Gilmar Júnior (PV) vem atuando em várias frentes: foi o propositor da audiência pública, que vai ocorrer na próxima segunda (29), emitiu pedido de informação para o governo estadual e tem PL tramitando em regime urgência, a fim de estabelecer o prazo de 45 dias para a realização desse tipo de cirurgia em pessoas com microcefalia.
Dúvida – A base governista na Alepe tem ficado cada vez mais fragilizada. Um deputado chegou a avaliar que assim como a oposição, o Palácio vai encontrar dificuldade para conquistar os 25 votos necessários no projeto das faixas salariais. Outro brincou, afirmando que é mais fácil acertar na Mega-Sena que saber os resultados dos projetos do Executivo. “Surpresa aqui tem todo dia”, disse.
Levantamento – O Tribunal de contas do Estado vai apresentar nesta quinta (25) um levantamento sobre as obras paralisadas em Pernambuco em 2023. Os contratos somam R$ 5,9 bilhões, dos quais R$ 1,51 bilhões (25%) já foram gastos sem a conclusão dos serviços. O estudo indica que no ano passado havia 1.504 contratos paralisados ou com indícios de estagnação.