Como se já não bastasse estar com a aprovação da gestão em queda livre, o presidente Lula sofreu, ontem (28), uma dupla derrota no Congresso Nacional. Os parlamentares mantiveram os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, como fake news em campanhas eleitorais e a proibição das “saidinhas” de presos do regime semiaberto.
Embora o petista tenha sido eleito para exercer um terceiro governo, o perfil da Câmara e do Senado é bastante conservador e tem atrapalhado a governabilidade. Mesmo com o Planalto fazendo algumas concessões, como a entrega de ministérios a partidos do Centrão, grande parte dos votos são contrários ao Governo Federal.
Lula também não tem facilitado, se envolvendo cada vez mais em polêmicas, com gafes, destemperos e frases controversas. Ele também vem usando um método bem semelhante ao de Bolsonaro, quando anunciava ações para sentir o clima da população e negava ou voltava atrás, quando as coisas não repercutiam bem.
Um dos exemplos é a proposta de taxar as importações, que nasceu ainda no ano passado, no coração do Ministério da Fazenda. Após críticas, o Executivo recuou, mas a ideia já tinha sido plantada e agora se tornou uma realidade através do Congresso.
Imposto – Após acordo entre líderes partidários e o Planalto, a Câmara Federal aprovou nesta terça (28), em menos de 15 segundos, a cobrança de taxa para produtos que custam até US$ 50 comprados em sites internacionais. A medida foi incluída dentro do Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover).
Reconhecimento – Com um mandato que tem um foco especial na educação, o deputado Renato Antunes (PL) destacou o lançamento da terceira etapa do Circuito Literário de Pernambuco. Para o parlamentar, a gestão Raquel Lyra acerta em investir em ações como essa, que fomenta a leitura e cultura, além de valorizar a comunidade escolar no estado.
Salto na educação – Os recifenses têm mais um motivo para celebrar. A capital alcançou o percentual de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa, saltando da 21ª posição para a 6ª. Os dados foram divulgados ontem (28) pelo Ministério da Educação, durante evento realizado em Brasília.
Chamamento – O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL) anunciou nesta terça (28) a convocação dos classificados na seleção simplificada para atuar na Secretaria de Saúde do município. A contratação dos 40 profissionais tem duração de um ano.
Antecipação – Embora muitos pré-candidatos a prefeito deixem para oficializar o vice na chapa majoritária apenas na convenção, em Toritama, os principais nomes já definiram com quem irão caminhar no pleito municipal deste ano. Enquanto Sérgio Colin (MDB) tem Gil Custódio (PP) como companheiro, Romero Leal (PSDB) apostou numa mulher: Helloysa Ferreira (SD).