Na véspera de se desincompatibilizar da função que ocupa no Governo do Estado, Daniel Coelho (PSD) esteve ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB) nesta terça (4), participando da entrega de 271 escrituras públicas de imóveis às famílias moradoras de Roda de Fogo, no Recife.
Embora o ato não tenha nenhuma relação com a pasta de Turismo e Lazer, chefiada por Daniel, essa foi mais uma oportunidade de colar sua imagem a de Raquel em uma agenda positiva para o Palácio do Campo das Princesas.
Coelho deve se afastar do cargo apenas nesta quinta (6), para se dedicar integralmente à pré-campanha para prefeito da capital pernambucana, espaço que já concorreu em outras duas ocasiões, com o melhor desempenho em 2012, quando recebeu mais de 245 mil votos.
O contexto dessa vez é bem diferente. Além da sua cabo eleitoral ainda não ter deslanchado no Recife, Daniel Coelho vai enfrentar um prefeito bem avaliado e com sua digital espalhada pelos quatro cantos da cidade. Um outro fator é que o ex-deputado vai travar uma disputa dentro da oposição com Gilson Machado (PL), que conta com o voto dos conservadores para tentar chegar ao 2º turno.
Conciliação – Com o acordo judicial assinado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e a Prefeitura do Recife, abre caminho para transformar a área do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas, no Cais José Estelita, em um parque público. O pacto também permitirá a remoção do muro da Avenida Sul para ligação entre os bairros do Cabanga e São José.
Lançamento – No próximo sábado (8), a federação composta por PT, PV e PCdoB apresenta Odacy Amorim (PT) como pré-candidato a prefeito de Petrolina. Nomes como os senadores Humberto Costa (PT), Teresa Leitão (PT), os deputados Carlos Veras (PT) e Clodoaldo Magalhães (PV), além da ministra Luciana Santos, são esperados no evento.
Impacto negativo – Ainda repercute mal a agenda da ex-deputada Marília Arraes em Serra Talhada no último sábado (1º). Além de tratar com desprezo a imprensa, o que é uma característica peculiar sua, também não convenceram as justificativas dadas para vetar o deputado Luciano Duque (SD) da disputa municipal e se aliar a prefeita Márcia Conrado (PT).
Bronca com operadora – A Prefeitura de Caruaru desligou diversas torres de telefonia da Vivo. A ação foi motivada pela ausência de licença ambiental e pela operação clandestina dessas estruturas dentro do município, podendo acarretar danos significativos ao meio ambiente. A medida ocorre após meses de tratativas sem sucesso entre as duas partes.
Saúde – Os deputados aprovaram ontem (4), na Alepe, em primeira discussão, o projeto do Estado que visa elevar em até 100% o adicional pago por diária de plantão extraordinário de médicos. A proposta visa suprir o aumento da demanda com a alta nos casos de síndrome respiratória aguda grave em leitos de UTI neonatal e pediátrica.