O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, Jaime Anselmo, que vem atuando na linha de frente do São João, tem comemorado o crescimento da festa que é uma das maiores do país, mas nos últimos anos, se tornou ainda mais profissional. Desde o palco, que hoje tem as proporções de festivais como Rock in Rio, até a questão da captação de recursos. Isso fortalece a economia local e a expectativa é de que possa gerar uma movimentação de até a R$ 687 milhões.
“O São João de Caruaru, nos últimos anos, vem alcançando um nível de profissionalização muito grande. Hoje nós podemos dizer que o São João de Caruaru é uma festa profissional, é uma festa que traz o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social. Porque quando você tem uma movimentação financeira, os bares e restaurantes vedem mais, o nosso polo de confecção vende mais, além do setor de beleza. E ainda, a cultura. Em 2023, houve uma movimentação média de R$ 620 milhões. Nós estamos estimando, porque nós já estamos acompanhando os números, vai dar um incremento de 5% a 10% do que foi o ano passado. Isso, mais uma vez, consolida o São João de Caruaru como um sucesso”, disse Jaime.
Em relação aos patrocínios, a Prefeitura de Caruaru ainda não tem um número fechado de anunciantes, mas quem já circulou pelos polos do Alto do Moura, Estação Ferroviária e Pátio de Eventos, já consegue sentir a diferença na quantidade de empresas públicas e privadas que neste ano quiseram ser vistas no Maior e Melhor São João do Mundo. Jaime Anselmo explicou que este é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano passado e, tão logo chegue ao fim a festa deste ano, o próximo São João já começará a ser planejado.
“O São João de Caruaru é uma vitrine nacional. Então, ele tem um alcance e as marcas querem participar, querem ativar seus produtos. Nós sabemos que temos uma eleição no meio, essa eleição está sendo coordenada, porém as ações de captação, do que pode ser feito para poder fomentar esse grande empreendimento, já estão sendo encaminhadas. O São João de Caruaru termina, a gente bate as metas, viu que cumpriu, já começa a planejar o próximo, já começa a executar, porque uma festa dessa, ela tem muitos elementos, muitos fatores. Quando a gente antecipa, quando a gente profissionaliza, como a população de Caruaru está vendo isso, na segurança, na organização, na promoção da cultura, coloca em outro patamar. O São João definitivamente, entra no cenário como uma das maiores festas do Brasil”, finalizou.