São João 2024 foi virada de chave para levar Caruaru ao protagonismo nacional 

Notícias
Publicado por Karol Matos
29 de junho de 2024 às 14h15min
Foto: Jorge Farias

Chegada a reta final do São João de Caruaru, começa a expectativa para o balanço que comprove com os dados a dimensão da festa. Entretanto, antes da divulgação de qualquer número, já é possível ter noção de que os festejos deste ano representam uma virada de chave no período mais importante para os caruaruenses.

Um dos principais fatores foi a PrefTV, que transformou a comunicação, levando não só os detalhes e a diversidade cultural em cada um dos polos da festa, mas também divulgando os serviços para os forrozeiros que preferiram aproveitar in loco ou em casa. Através da emissora pública conveniada à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a festa de Caruaru foi transmitida nacionalmente, alcançando picos de audiência com mais de 70 mil pessoas assistindo simultaneamente, algo nunca antes visto em qualquer veículo de comunicação local que já faz este mesmo trabalho há anos. Algo histórico, fazendo com que cada vez mais pessoas de outros estados conheçam e tenham vontade de ver de perto a grandiosidade do Maior e Melhor São João do Mundo.

A festa também foi a mais sustentável, tendo ações voltadas para mais de 150 famílias de catadores que, além dos EPIs, receberam alimentação diária, cesta básica e a estrutura necessária para trabalhar com dignidade. Além das questões de segurança, organização e respeito à diversidade, o São João 2024 também deve ser o maior em arrecadação da história da Capital do Forró. Foi surpreendente acompanhar representantes de empresas públicas e privadas, que nunca patrocinaram a festa, boquiabertos com o tamanho e a entrega do São João.

Para este ano foi feito um projeto que profissionalizou a captação de recursos, com um plano de negócio que considerasse a importância da “marca” São João de Caruaru. A estratégia foi pensada pelo próprio prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), que tem a visão empresarial. Com isso, as empresas passaram a ter o interesse de se fazerem vistas em diferentes pilares do evento.

Contado com um plano de ação de negócio para 2024, entendendo o potencial que a cidade de São João de Caruaru possui. O modo de captação iniciou um trabalho para dobrar a meta do ano passado, fazendo com que empresas como a Solar Coca-Cola, Garoto, Nestlé, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras, entre tantas outras, quisessem patrocinar a festividade. O levantamento total da captação será fechado pela Fundação de Cultura, Secretaria da Fazenda, mas a projeção deste ano é de que tenham sido captados R$ 25 milhões, somente em patrocínio. 

Somados às ações dos governos estaduais e municipais, o São João deve movimentar cerca de R$ 700 milhões na economia municipal, gerando emprego e renda para a população.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO