Primeira suplente do PP desde quando não foi reeleita em outubro de 2022 para a Assembleia Legislativa, Roberta Arraes será empossada nesta sexta (12) enquanto deputada estadual. O motivo para que ela ocupe novamente o cargo é a licença do deputado Cleiton Collins, que assumiu a tarefa de coordenar as campanhas majoritárias do partido.
Roberta é pré-candidata a prefeita de Araripina e de acordo com recentes pesquisas, figura como um nome competitivo para o pleito deste ano. Embora deva passar boa parte da campanha dividindo seu tempo com agendas legislativas, estará em evidência pelo fato de ter conquistado um assento na Alepe, mesmo que momentâneo.
A ascensão vinha sendo bastante aguardada por Roberta Arraes e seus aliados. Desde o princípio da atual legislatura, esperava-se que a governadora Raquel Lyra (PSDB) pudesse convocar algum deputado do PP para o primeiro escalão, abrindo espaço para a ex-parlamentar sertaneja, o que acabou não acontecendo.
Um outro detalhe é que Roberta e seu grupo político arregaçaram as mangas em Araripina para eleger a tucana no segundo turno, dando a ela quase 20 mil votos. Entretanto, a retribuição não veio por parte do Palácio do Campo das Princesas e ela retorna à Assembleia graças a uma articulação interna do seu partido, devendo todos os agradecimentos ao deputado Eduardo da Fonte.
Agenda ministerial – As ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da Cultura, Margareth Menezes, desembarcam em Pernambuco para lançar, nesta quinta (11), em Olinda, um edital no valor de R$ 250 milhões para recuperação e preservação de acervos. O encontro será às 16h, no Mercado Eufrásio Barbosa.
Posicionamento – Embora o PT tenha elencado a candidatura de Vinícius Castello, em Olinda, como uma das prioridade em Pernambuco, dois ministros do governo Lula estarão reforçando o palanque de Mirella Almeida (PSD). São eles: André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos). O petista, que tem a confiança de João Campos (PSB), estava confiante em um apoio do Republicanos, que não veio.
Auxílio – Pré-candidata a prefeita de Olinda, Izabel Urquiza (PL) ganhou um reforço na Câmara Municipal. É que seu irmão, Flávio Urquisa, foi empossado enquanto vereador, após a cassação de quatro parlamentares por fraude à cota de gênero. Outros três nomes também passam a integrar a Casa Bernardo Vieira de Melo.
Minoria – Apenas 5 dos 25 deputados pernambucanos disseram “não” ao texto-base da Reforma Tributária. André Ferreira (PL), Coronel Meira (PL), Fernando Rodolfo (PL), Michele Collins (PP) e Pastor Eurico (PL) foram os contrários. No entanto, a matéria foi aprovada por ampla maioria na Câmara Federal.
Embate confirmado – Como o Blog Cenário antecipou ontem (10), a chapa da oposição em Igarassu será formada por Miguel Ricardo (Republicanos) e Jana Uchoa (PSB). A confirmação veio na noite desta quarta, durante uma coletiva de imprensa. A dupla conta com as bênçãos dos deputados Mário Ricardo (Republicanos) e Guilherme Uchoa Jr. (PSB).