A exemplo de Serra Talhada e Toritama, a pré-candidata à Prefeitura de Olinda, Mirella Almeida (PSD), conseguiu a façanha de reunir no mesmo palanque a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a ex-deputada Marília Arraes (SD), adversárias ferrenhas na eleição estadual de 2022.
Desconhecida no meio político, Mirella e o seu padrinho político, Professor Lupércio (PSD), conseguiram articular o apoio de legendas expressivas a exemplo do Republicanos, Podemos, União Brasil, Avante, PSDB, Solidariedade, MDB e PDT.
Embora Olinda não tenha programa eleitoral de TV (com exceção da Tribuna), todos esses partidos juntos representam uma grande força política no município, pelo fato de serem liderados por ministros, deputados, senador e demais lideranças, que podem contribuir com um eventual futuro governo.
Como o voto depositado na urna pelos eleitores olindenses não tem cor, Mirella tem agido certo em buscar o maior número de aliados para o seu lado, mesmo que eles tenham suas divergências em outra esfera, como é o caso de Raquel e Marília. Com a pulverização de candidaturas, unir os diferentes é crucial para vencer a eleição.
Fora de cogitação – Especulado por alguns setores da sociedade para ser o vice de Zé Queiroz (PDT), o advogado Bernardo Filho, que também é filiado ao PDT, negou à coluna que vá disputar um cargo eletivo este ano. Ele possui a confiança irrestrita do grupo político liderado pelo pré-candidato, mas seguirá tocando seu escritório, que segue em plena ascensão.
Desdobramento – A coluna apurou que os deputados Eduardo e Lula da Fonte, ambos do PP, terão um encontro com a governadora Raquel Lyra (PSDB) nesta quinta (1º). Eles devem tratar sobre a candidatura da deputada em exercício, Michele Collins (PP), à Prefeitura do Recife e também o cenário eleitoral em outros municípios importantes para a legenda.
Adequação – Embora a Assembleia Legislativa de Pernambuco retome nesta quinta (1º) as sessões ordinárias, é possível que nas próximas semanas os dias e horários das reuniões passem por uma readequação, para que os parlamentares possam ficar mais próximos de suas bases durante o período eleitoral.
Sem trégua – Integrantes do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) realizaram, na noite de ontem (31), um protesto em frente à Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), onde acontecia a convenção do PSDB no município, que foi responsável por homologar a candidatura do líder do governo Raquel Lyra na Alepe. A tucana estava presente no local.
Saúde – Ex-ministro da Casa Civil no primeiro governo Lula, José Dirceu foi internado nesta quarta (31), no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. De acordo o médico Dr. Roberto Kalil Filho e sua equipe, existe a hipótese do petista estar com insuficiência coronária, que ocorre quando há obstrução das artérias. Um exame de cateterismo cardíaco está previsto para esta quinta (1º).