Único candidato a crescer na pesquisa Datafolha no Recife, após o início do programa eleitoral de rádio e TV, Gilson Machado que saltou de 6% para 9% pode ter sido favorecido pelo bolsonarismo.
Embora a distância de João Campos (PSB) para Gilson seja 7 vezes maior, já houve um descolamento de Dani Portela (PSOL) e Daniel Coelho (PSD), que é apoiado pela governadora Raquel Lyra (PSDB).
Apesar de toda artilharia patrocinada pela oposição, o quadro no Recife foi praticamente inalterado, de acordo com o levantamento, mantendo a tendência de uma vitória para o socialista no primeiro turno.
Com a eleição começando a fazer parte da vida das pessoas, a tendência é que Gilson seja abraçado pela direita e possa avançar ainda mais nos números. O registro tem o protocolo PE-05223/2024 na Justiça Eleitoral.
Efeito Bolsonaro – O ex-presidente Jair Bolsonaro gravou vídeos pedindo votos para a legenda do PL em Caruaru. Isso tende a turbinar a chapa proporcional, impulsionando a chance de vitória de pelo menos três candidatos a vereador, além de beneficiar o candidato a prefeito do partido, Fernando Rodolfo.
Propositivo – Com o maior tempo de propaganda eleitoral de rádio e TV, o candidato do PDT, José Queiroz, tem aproveitado o espaço para dialogar com os eleitores, resgatando feitos enquanto foi gestor de Caruaru em outras quatro ocasiões e apontando soluções para o futuro, a exemplo da construção de novas pontes.
Encerramento – O programa Mesa Redonda finaliza nesta sexta (6) a série de sabatinas realizada com candidatos a prefeito de Caruaru. Logo mais, às 10h, o último convidado da Rádio Cultura será o gestor e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Nas próximas duas sextas serão realizados os debates. Dia 13 com os vices e dia 20 com os cabeças de chapa.
Provocação – A candidata a prefeita de Petrolina, Lara Cavalcanti (PL), criticou a ausência do candidato à reeleição, Simão Durando (UB), ao primeiro debate do município. Como protesto, Lara colocou uma marionete na cadeira vazia do candidato, que assumiu o lugar de Miguel Coelho (UB) em 2022, quando o ex-prefeito decidiu disputar o Governo do Estado.
Procurando culpados – A agora ex-vereadora de Petrolina, Lucinha Mota (PSDB), publicou um vídeo na noite de ontem (5), falando sobre a cassação do seu mandato pelo TRE-PE, que reconheceu infidelidade partidária dela ao PSOL. Lucinha credita a perda do seu mandato ao fato de as leis terem sido feitas por homens e o tribunal ser composto, em sua maioria, também por homens que não possuem “sensibilidade feminina”.