Às vésperas da eleição, Rodrigo convoca parte dos concursados da Educação

Notícias
Publicado por Karol Matos
1 de outubro de 2024 às 15h00min
Foto: Felipe Correia

O Diário Oficial da Prefeitura de Caruaru, divulgado na noite de ontem (30), trouxe uma surpresa. Às vésperas do primeiro turno, que acontece no próximo domingo (6), o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), candidato à reeleição no município, publicou a convocação de 68 novos servidores da Educação. De acordo com a portaria são ao todo 23 profissionais entre apoio escolar e monitores de transporte, além de 45 professores de diversas classificações. De acordo com o documento, eles têm que se apresentar à Secretaria de Administração para realizar a alocação amanhã (2) e na quinta-feira (3), respectivamente quatro e três dias antes da eleição.

Apesar de todas as vedações impostas pela legislação eleitoral, a convocação e outros processos legais semelhantes não podem ser classificadas como irregularidade, já que a homologação dos aprovados nos dois concursos para a Educação (editais 01/2023 e 02/2023) foi realizada em outubro do ano passado. De acordo com o TSE, nomeações e outros processos legais que foram homologados até o prazo de 6 de julho de 2024 entram nas exceções da Legislação e podem ser autorizados.

O chamamento, no entanto, causa estranheza, principalmente porque não era previsto para este ano. Em janeiro, quando houve a primeira etapa da convocação, a própria Secretaria de Administração de Caruaru, responsável por todo o processo, divulgou que os demais aprovados nos dois concursos (um saldo de aproximadamente 480 profissionais restantes) seriam “chamados no início de 2025, conforme programação da SAD e dentro dos prazos legais do vigente edital”. A antecipação de pelo menos uma parte desses remanescentes, tão próximo da eleição, acaba sendo bem intrigante, para não dizer o mínimo.

Confira o trecho do Diário Oficial com as convocações:

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO