A três dias da eleição, o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) publicou na Folha de Pernambuco novos números sobre a eleição de Petrolina. O levantamento desta quinta (3), reforça a tendência apresentada por outras empresas especialistas: Simão Durando (UB) deve ser reeleito com mais de 60% dos votos válidos. A pesquisa foi realizada nos dias 30 de setembro e 1° de outubro e ouviu 500 pessoas.
No levantamento estimulado, Simão cresceu 2 pontos em relação à pesquisa do mesmo instituto em setembro. O atual prefeito aparece com 55%, mais que o dobro de Dr. Julio (PSDB), que tem 23%. Odacy Amorim (PT) e Lara Cavalcanti (PL) aparecem empatados com 6%. Maria Clara (UP) foi escolhida por 1% dos eleitores e Dr. Marcos (Agir) não foi citado. Em votos válidos, Simão Durando alcança 60,4%, Dr. Julio soma 25,3%, Odacy e Lara 6,6% e Maria Clara 1,1%.
Larga vantagem de Simão também na pesquisa espontânea, em que não são mostrados os nomes dos candidatos e o eleitor cita quem vem à cabeça. O atual prefeito saltou de 50% na primeira rodada para 52% na segunda; Dr. Julio, de 17% para 20%; Lara Cavalcanti, de 3% para 5%; e Odacy Amorim, de 3% para 4%. O levantamento, por fim, mostrou que a gestão do prefeito Simão Durando é aprovada por 73% dos petrolinenses.
A pesquisa do Ipespe tem margem de erro de 4,5% e nível de confiança estipulado em 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-05967/2024.