O segundo turno em Olinda tem sido marcado por acusações de ambas as partes. Faltando menos de 15 dias para o fim das eleições, o nível da temperatura tem subido entre os candidatos que agora disputam os votos de quem ficou pelo meio do caminho na fase inicial.
No início da semana, Vinicius Castello (PT) usou as redes sociais para dizer que estava enfrentando uma campanha criminosa na Marim dos Caetés, atacando sua honra com fake news e montagens. Ele evitou citar nomes, mas a mensagem foi direcionada a sua adversária.
Já ontem (15), Mirella Almeida (PSD), que conta com o apoio de partidos da base do presidente Lula, repercutiu o discurso do bolsonarista Alberto Feitosa (PL) contra Vinicius, questionando supostas publicações obscenas na rede social X, antes do petista se tornar vereador.
Olinda tem outra particularidade que é o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) a Mirella e o de João Campos (PSB) a Vinicius. Os dois estão investindo forte nas suas imagens para impulsionar os aliados aquecendo um outro embate, que é a eleição para o Governo do Estado daqui a dois anos.
Engajamento – O diretório municipal do PT Recife se reúne na noite desta quarta (16) para convocar a militância a se engajar nas candidaturas de Vinicius Castello (Olinda) e Júnior Matuto (Paulista). O objetivo é fortalecer os dois aliados na reta final do segundo turno.
Embate tucano – Até o momento, dois vereadores do PSDB em Caruaru estão costurando apoios para a eleição da Mesa Diretora: o atual presidente Bruno Lambreta e Ricardo Liberato que está engatilhando seu quarto mandato. Enquanto um conta com o apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro, o outro possui a simpatia da governadora Raquel Lyra.
Inspiração – Assim como tem acontecido no Recife, um grupo de vereadores em Caruaru estuda questionar a possível candidatura de Bruno Lambreta (PSDB) à presidência da Câmara. Existe no STF recentes decisões que vedam que o chefe do Poder Legislativo tenha três mandatos. O assunto deve dar o que falar.
Abrindo o jogo – O deputado Izaías Regis (PSDB) falou com o Blog Cenário sobre o resultado das eleições em Garanhuns. Ele disse que a população reconheceu o trabalho que Sivaldo Albino (PSB) vem fazendo – ressaltando o volume de recursos que o socialista recebeu. Negou que tenha sido abandonado por Raquel Lyra (PSDB) e disse ter pedido pessoalmente que ela focasse em Caruaru.
Reconhecimento – O dia de ontem (15) foi marcado pela sanção da lei que confere o título de Herói da Pátria a Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco. “Nós aqui estamos enaltecendo as virtudes de um homem que nasceu no berço da política e morreu defendendo a democracia”, disse Lula durante cerimônia.