Às oito horas da manhã desta sexta (25), os 18 veículos carregados com as 1.624 urnas eletrônicas que serão usadas no 2º turno das eleições municipais nas cidades de Olinda e Paulista saíram dos polos 01 (Recife) e 15 (Igarassu) com destino aos 182 locais de votação. O transporte e a entrega dos equipamentos acontece durante todo a sexta.
No Polo 1, localizado no Recife, 935 equipamentos saíram do Centro Administrativo Eleitoral, no bairro de San Martin, em direção aos locais de votação de Olinda. A operação contou a participação da Polícia Militar, que realizou a escolta dos veículos.
Estiveram presentes o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal, George Maciel, além de servidores e terceirizados envolvidos no processo.
Ao chegar nos locais de votação, as urnas são recebidas pelos administradores de prédios e vistoriadas pelas equipes dos cartórios eleitorais das duas cidades. “As urnas serão ligadas, e vão verificar se não houve nenhum dano durante o transporte. É importante ressaltar que essas urnas não recebem nenhum dado durante esta verificação. Elas são programadas para funcionarem apenas no domingo, com o início da votação”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel.
Às 7h do domingo (27), dia da eleição, as urnas emitirão a zerésima, relatório que confirma a inexistência de votos no equipamento. Às 8h, estarão prontas para o início das votação.