O deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP) esteve, na última quarta (30), na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para discutir melhorias no abastecimento de água em diversos municípios de Pernambuco.
Acompanhado pelos prefeitos Adriana Paes, de Glória do Goitá; Fabinho Queiroz, de Buenos Aires; e Henrique Queiroz, recém-eleito em Buenos Aires, além de Rogério Gomes, ex-candidato a prefeito de Pombos, o deputado apresentou uma série de solicitações urgentes ao diretor presidente da Companhia, Alex Campos.
As ações discutidas fazem parte do programa Águas de Pernambuco, lançado em outubro de 2024 pela governadora Raquel Lyra, que destina R$ 6,1 bilhões para combater a falta de água e a precariedade do abastecimento no estado. Entre as principais demandas, destacam-se melhorias no abastecimento da sede municipal de Glória do Goitá. Durante a visita, ficou determinado que a Compesa enviará uma equipe técnica para inspecionar a barragem do município e avaliar os equipamentos existentes, como a adutora, a estação de tratamento de água e a rede de distribuição, com o objetivo de aumentar o fluxo de água.
No distrito de Apoti, também em Glória do Goitá, onde o sistema de abastecimento por poços artesianos secou, o deputado informou que uma equipe da Compesa será designada para buscar soluções, que poderão incluir a perfuração de novos poços ou a construção de uma nova adutora, aproveitando os recursos hídricos da região.
Em Buenos Aires, a proposta abrange a instalação de uma rede de distribuição no bairro Alto da Vaquejada, o que deve melhorar a oferta de água no município. Além disso, discute-se a possibilidade de a Compesa assumir o abastecimento do distrito Lagoa do Outeiro.
O deputado também abordou questões referentes a Vitória de Santo Antão, onde se discutiu a construção de uma nova elevatória no bairro do Irã, beneficiando mais de 15 mil pessoas. Outras melhorias incluem a ampliação da capacidade de tratamento da estação de Ladeira de Pedra, além de aprimoramentos nos equipamentos das barragens de Tapacurá e Águas Claras e ajustes na rede de distribuição.
Foi solicitado, ainda, o aumento do volume de água fornecido à cidade de Limoeiro, juntamente com melhorias na estação de tratamento. Pedidos semelhantes foram feitos para os municípios de Tracunhaém, Lagoa do Itaenga e Chã de Alegria. Para Pombos, discutiu-se a possibilidade de melhorias no sistema de abastecimento, com uma equipe da Compesa sendo deslocada para realizar procedimentos semelhantes aos que serão feitos em Glória do Goitá.
“É fundamental que possamos garantir um abastecimento de água adequado para todos os nossos municípios. Estou comprometido em trabalhar junto à Compesa para que as necessidades das comunidades sejam atendidas com urgência e eficiência. Água é um bem essencial, e não podemos deixar que falte em nossas cidades”, afirmou o deputado Henrique Filho.