Inicia nesta quarta (13) e seguem até o próximo dia 12 de dezembro o prazo de inscrições para a 12ª Edição do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres, uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa que reconhece as administrações municipais que mais se destacaram no desenvolvimento de políticas públicas voltadas às mulheres, visando promover a equidade nas relações de gênero.
A premiação é dividida em quatro categorias, que variam de acordo com o número de habitantes em cada município — aqueles com população de até 25.000 pessoas; os com população de 25.000 a 50.000; além de cidades com 50.000 até 100.000 habitantes e aquelas com população superior a 100 mil pessoas. São avaliados critérios diversos para o fortalecimento da política de mulheres como ações voltadas pata a saúde da mulher, para o enfrentamento à violência contra a mulher, a qualificação profissional e empreendedorismo feminino, assim como o qual percentual do orçamento municipal destinado para tais políticas públicas e a adesão da gestão ao Fundo Estadual de Apoio à Políticas Públicas Municipais para as Mulheres (FEM-Mulher).
“Precisamos reconhecer que as políticas pelas mulheres devem acontecer num trabalho transversal e é estimulante identificar o esforço de algumas gestões para executar ações mesmo diante de adversidades como uma infraestrutura simples ou mesmo um orçamento enxuto. Assim, é animador constatarmos o compromisso e vontade política dessas administrações, especialmente naqueles municípios com menores arrecadações que conseguem ser exitosos”, comentou a Delegada Gleide Ângelo, presidente da Comissão.
Para realizar a inscrição no PAM, é preciso entrar em contato com a Comissão da Mulher pelo WhatsApp (81) 988271084 e encaminhar a documentação necessária para o e-mail [email protected]. A cerimônia de premiação acontece no primeiro semestre do próximo ano, na Alepe.