Na manhã desta terça (26), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, oficializou o lançamento das futuras instalações do segundo Ambulatório Especializado Ensino-Serviço (AEES). Firmado no âmbito do COAPES (Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde), o projeto é mais um passo significativo no fortalecimento da saúde pública local e da formação de profissionais qualificados para o Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade foi realizada no Loteamento Nova Prazeres, no bairro de Marcos Freire, local onde será construído o novo equipamento de saúde.
Serão destinados R$ 2 milhões para a construção do novo AEES. A previsão para o início das obras é fevereiro de 2025 e inauguração no segundo semestre do ano. O Ambulatório Especializado Ensino Serviço (AEES) Marcos Freire será equipado com uma infraestrutura moderna e funcional, projetada para oferecer serviços de excelência em uma ampla gama de especialidades médicas e de saúde, incluindo: cardiologia, com destaque para a realização de testes ergométricos, clínica médica, psiquiatria, ginecologia, pneumologia e odontologia.
Também haverá consultório de enfermagem, abrangendo serviços como: pré-natal, exames citológicos, inserção de DIU, ambulatório de curativos especiais, atendimento de tuberculose e hanseníase, vacinação, testagem rápida e consultas no âmbito do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela regulação do acesso, garantindo a eficiência e a equidade no atendimento à população.
Durante a cerimônia, o prefeito Mano Medeiros (PL) destacou a importância do novo ambulatório para a cidade. “O ambulatório Marcos Freire é mais um exemplo do compromisso da nossa gestão com os serviços de saúde para o nosso município. A comunidade de todo o entorno sai ganhando. As pessoas não vão precisar mais se deslocar para serem atendidas, pois haverá aqui um atendimento de qualidade para elas. Com essa parceria, não só ampliamos o acesso da população aos atendimentos especializados, mas também contribuímos para a formação de profissionais altamente qualificados para cuidar da nossa população”, afirmou.
O AEES também terá um papel estratégico na formação acadêmica, integrando estudantes da área de saúde, preceptores, professores e profissionais do SUS em um ambiente de aprendizado dinâmico e prático. Essa parceria contribui para a qualificação dos futuros profissionais e garante que os serviços prestados sejam alinhados às necessidades reais da população, reafirmando o compromisso com uma política de saúde pública inovadora e eficiente.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, a Prefeitura do Jaboatão, por meio da Secretaria de Saúde, amplia ainda mais a parceria exitosa com a Afya, Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão. “Essa parceria traz a ampliação do acesso a consultas e serviços especializados na área médica, principalmente nas áreas mais demandadas e cuja população local tem a maior necessidade, a exemplo de cardiologia. Dessa forma, a população jaboatonense ganha um serviço moderno, com uma ampla estrutura, mas, sobretudo, com uma qualificação no atendimento, além do grande potencial acadêmico de formação de novos profissionais com visão sanitária e sob o esteio dos princípios do SUS”, ressaltou.
“A existência do segundo ambulatório vai possibilitar a ampliação do campo de prática dos nossos estudantes e dos atendimentos à população. Precisamos de fato ampliar essa possibilidade de atendimento, de chegar mais perto da população. O novo ambulatório, viabilizado através do COAPES, é uma contrapartida do Mais Médicos, um presente para a população de Jaboatão dos Guararapes e para os nossos estudantes, que vão poder estar inseridos, fortalecendo o processo de aprendizado”, ressalta a diretora da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Jaboatão, Vanessa Piasson.