Único bate-chapa que aconteceu em todos os cargos na eleição da Mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o embate pela primeira-secretaria finalizou com a eleição de Francismar Pontes (PSB). Candidato à reeleição, o deputado Gustavo Gouveia (SD), que disputou contra o socialista, conquistou, ao longo das últimas semanas, o apoio público de diversos parlamentares e bancadas completas, inclusive a do PSB.
Entretanto, no meio do processo, ele acabou sendo surpreendido com a oficialização de Pontes, que abriu dissidência no seu partido e foi alçado candidato pelas mãos do PP.
Para ser eleito em primeiro turno, um dos dois precisava chegar aos 25 votos, entretanto, houve 7 abstenções, 20 votos para Gouveia e 22 para Francismar. Assim, a eleição da primeira-secretaria seguiu para segundo turno, quando quem tivesse o maior número de votos vencia. Na segunda etapa, Romero Sales Filho (UB) deixou o plenário, fazendo com que apenas 48 deputados estivessem presentes. Do total, Francismar Pontes obteve 26 votos, contra 19 de Gustavo, 2 nulos e 1 branco, sacramentando sua vitória.
Confira a lista completa da Mesa Diretora:
- Presidente – Álvaro Porto (PSDB);
- 1° vice-presidente – Rodrigo Farias (PSB);
- 2° vice-presidente – Aglailson Victor (PSB);
- 1° secretário – Francismar Pontes (PSB);
- 2º secretário – Claudiano Martins (PP);
- 3º secretário – Romero Sales (UB);
- 4º secretário – Alberto Feitosa (PL);
- 1º suplente – Doriel Barros (PT);
- 2° suplente – Henrique Queiroz Filho (PP);
- 3° suplente – Romero Albuquerque (UB);
- 4° suplente – Fabrizio Ferraz (SD);
- 5° suplente – William Brigido (Republicanos);
- 6° suplente – Joãozinho Tenório (PRD);
- 7° suplente – Socorro Pimentel (UB).