Em um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que avaliou os municípios com políticas públicas eficientes na área de segurança, Toritama conquistou o 1º lugar no ranking entre as cidades com até 50 mil habitantes. O resultado evidencia a eficiência das ações implementadas no setor. No ranking geral, o município alcançou a 3ª posição, ficando atrás apenas da capital Recife e de Caruaru.
Segundo o relatório do TCE, a metodologia de avaliação levou em conta critérios como a atuação da Guarda Municipal, o funcionamento dos departamentos de trânsito e a implementação de planos municipais de segurança. Outro destaque foi a política antidrogas desenvolvida pelo município, citada como uma iniciativa eficiente e modelo para outras cidades. Essa ação foi realizada de forma integrada entre a Secretaria de Ordem Social e a Secretaria de Assistência Social, promovendo não apenas o combate ao tráfico e ao consumo de drogas, mas também o acolhimento e apoio a dependentes químicos.
Toritama tem se destacado na área de segurança pública. Por meio de políticas públicas eficientes, o município recebeu, em 2023, o Selo ‘Cidade Pacífica’, concedido pelo Ministério Público de Pernambuco em reconhecimento aos avanços e práticas efetivas no setor.
“A gestão municipal investe fortemente na segurança. Nossa Guarda é referência em Pernambuco. Atuamos de forma integrada com as forças de segurança, e os resultados são percebidos por todos. Inclusive, demos mais um importante passo no fortalecimento de nossa Guarda com o armamento. Seguimos em ritmo acelerado e avançando”, destacou o prefeito Sérgio Colin.