![](https://blogcenario.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG_3643-1024x683.jpeg)
A governadora Raquel Lyra (PSDB) falou sobre a agenda que teve com o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP). O encontro aconteceu terça (11), em Brasília, com a presença do senador Fernando Dueire (MDB), um dia depois de Baleia também se reunir com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), principal opositor da tucana.
Segundo a governadora, a pauta inicial do encontro com Dueire, a quem chamou de “embaixador”, foram as propostas de operações de crédito para Pernambuco, que estão em tramitação no Congresso e ele tem sido articulador das aprovações. Já com Baleia, Raquel disse que tem trabalhado pela aliança política do governo dela com o MDB.
“Baleia é presidente de um partido importante no Brasil e a gente tem trabalhado muito em conjunto para garantir investimentos e o fortalecimento de nossa aliança política. Então, o que a gente quer é deixar o nosso estado crescer sem deixar ninguém para trás e é claro que articulação ou diálogo com diversas lideranças partidárias, não só de Pernambuco, mas do Brasil, em Brasília, São Paulo, a gente tem feito sempre”, disse.
Atualmente, em Pernambuco, duas alas do partido comandado por Baleia estão aliados ao prefeito do Recife, que é oposição, enquanto o grupo de Dueire é próximo da governadora. Existe, nacionalmente, a possibilidade de uma fusão do partido de Raquel, o PSDB, com o MDB, com a chance de a até agora tucana se filiar (mesmo antes) à legenda comandada por Baleia. A gestora evitou falar sobre possível filiação.
A afirmação aconteceu durante a inauguração da segunda etapa da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada e Reabilitação (UPAE-R), localizada no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife.