Pedro Freitas diz que consenso na Amupe é fruto de “movimentos diversos”

Notícias
Por Karol Matos
13 de fevereiro de 2025 às 14h00min
Foto: Karol Matos

O prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), que recuou da candidatura à presidência da Associação Municipalista de Pernambuco, falou ao Blog Cenário sobre as tratativas para que houvesse consenso na eleição. Após uma reunião realizada ontem (12), em Brasília, ficou definido que ele vai se incorporar à chapa do atual presidente, Marcelo Gouveia (Podemos), como candidato a vice.

No próximo ano, o ex-prefeito de Paudalho vai disputar uma vaga na Câmara Federal e, se eleito, precisa renunciar, fazendo com que Pedro assuma o comando da associação. Ambos, que figuravam como principais nomes na disputa, são aliados da governadora Raquel Lyra (PSDB). Questionado se ela teve participação nessa decisão de convergência, Pedro afirmou que foi um movimento de diversos atores políticos, inclusive a governadora.

Eu sempre tive uma boa relação com Marcelo. Inclusive, ele fez um grande trabalho à frente da Prefeitura de Paudalho. A gente não tinha absolutamente nenhuma animosidade, tinha esse ponto de divergência”, disse Pedro, citando os que investiram no consenso. “O nosso presidente do partido, Eduardo da Fonte, a governadora Raquel, o chefe da Casa Civil, os diversos partidos, a própria Elcione [Ramos], a própria Márcia [Conrado], Vinícius [Labanca] de São Lourenço. Houve, realmente, movimentos de diversas partes para a gente poder ir construindo essa solução, mas o diálogo [com Marcelo] sempre existiu”, completou.

Pedro ainda falou sobre o principal ponto de questionamento dos prefeitos que integram a Amupe, e que era uma das bandeiras da pré-candidatura dele: o fato de ex-prefeitos poderem comandar a associação, como é o caso de Marcelo, que deixou a Prefeitura de Paudalho no fim do ano passado.

A gente sempre defendeu a divergência relacionada a ex-presidentes, de poderem conduzir a associação, ficou combinado que esse tema vai ser submetido em assembleia, para que os prefeitos decidam se isso deve permanecer ou se deve ser alterado. Acho que no final, prevaleceu o consenso de que a gente consegue ir aparando algumas arestas e caminhar junto”, afirmou.

Alguns dos integrantes da chapa de consenso já foram definidos.

  • Primeira-secretária: Professora Elcione (PSDB), prefeita de Igarassu;
  • Segunda-secretária: Mirella Almeida (PSD), prefeita de Olinda;
  • Primeiro tesoureiro: Ruben Lima (PSB), prefeito de Panelas;
  • Segundo tesoureiro: Galego de Nanai (Avante), prefeito de Cabrobó;
  • Secretaria da Mulher: Marcia Conrado (PT);
  • Suplente da Secretaria da Mulher: Juliana de Chaparral (UB), prefeita de Casinhas;
  • Integrantes do Conselho Fiscal: Sérgio Collin (MDB), prefeito de Toritama; Júnior de Rivaldo (PSDB), prefeito de Saloá; Djalma Júnior (Agir) prefeito de Limoeiro.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO