Pernambuco Acessível: um marco na inclusão e acessibilidade

Notícias
Por Redação
20 de fevereiro de 2025 às 18h10min
Fotos: Miva Filho

A governadora Raquel Lyra (PSDB) lançou o Pernambuco Acessível, primeiro programa estadual integrado voltado à inclusão e acessibilidade. Com investimento de R$ 400 milhões, a iniciativa garante mais autonomia, qualidade de vida e direitos para a população com deficiência.

“Desde o início da nossa gestão, já vínhamos colocando em prática ações do Pernambuco Acessível. Ele chega com a integração de sete secretarias e diversos programas, envolvendo desde Centros de Reabilitação até a entrega de vans adaptadas para transporte escolar”, afirmou Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) reforçou o compromisso do governo. “Desenvolver Pernambuco sem deixar ninguém para trás é nossa maior premissa”, pontuou.

O programa recebeu mais de 200 sugestões da população, coletadas por meio da escuta ativa “Ouvir para Mudar”. As ações se estendem até 2026, consolidando Pernambuco como referência nacional na área.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos instituiu a expansão de 360% da Central de Interpretação de Libras (CIL) e o aumento de 25% da frota de vans adaptadas do PE Conduz. “A iniciativa fortalece as políticas de inclusão para pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores”, destacou a secretária Joana Figueirêdo.

Na Educação, há requalificação de centros de atendimento, implantação de 111 novas salas multifuncionais e distribuição de kits individuais para alunos com deficiência visual, auditiva e TEA. Foram entregues 34 veículos adaptados para o transporte escolar. “Todos devem estar engajados nessa construção coletiva”, disse o secretário Gilson Monteiro.

A Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo oferece mais de cinco mil vagas de qualificação para pessoas com deficiência, ampliando o acesso ao mercado de trabalho. “É o Estado promovendo dignidade para todos”, afirmou a secretária Amanda Aires.

Na Saúde, o programa amplia a oferta de cadeiras de rodas, órteses e próteses, além de criar Centros Especializados de Reabilitação em Caruaru, Petrolina e Serra Talhada. Também há reforço no atendimento a crianças com microcefalia e na capacitação de profissionais especializados.

Outras ações incluem a expansão do programa Praia Sem Barreiras, qualificação de 25 mil profissionais para enfrentamento à violência contra a mulher e mapeamento da população com deficiência no Estado. “O governo tem um olhar diferenciado para a acessibilidade, transformando vidas do Cais ao Sertão”, destacou a deputada Socorro Pimentel (UB).

Durante o evento, também ocorreu a formatura simbólica dos primeiros alunos do programa Trabalho e Renda Acessível, que oferta capacitação profissional e empreendedora para pessoas em tratamento de reabilitação.

Redação

Ouça agora AO VIVO