
Estudantes e professores da Escola Estadual Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, participam nesta manhã (21) de um protesto realizado pelo Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco). A manifestação é referente ao calor sofrido pelo corpo docente e discente da escola que ocorre pela falta de ar-condicionado e climatização nas salas de aula.
A comunidade considera um absurdo porque os aparelhos de ar-condicionado foram comprados, enquanto a subestação de eletricidade não foi instalada, o que impede o funcionamento das máquinas.
O protesto faz parte da Campanha Salarial Educacional 2025 do Sindicato. Além das reivindicações acerca da valorização profissional e da repercussão do piso salarial do magistério em toda a carreira da Educação, o sindicato e a categoria também cobram melhorias urgentes nas unidades educacionais, dentre as quais, a climatização de todas as salas de aula da rede estadual de ensino.
“Esta é uma demanda urgente, emergencial. Não é possível uma única sala de aula sem climatização. São os filhos da classe trabalhadora que estão estudando, é mais de 60% da juventude de Pernambuco que estuda na escola pública. Eu sempre digo para as pessoas: defenda a escola pública porque a maioria da juventude de Pernambuco está dentro delas”, ressalta Ivete Caetano, presidente do Sintepe.
A comunidade escolar também reclama da construção da quadra que se estende há mais de um ano e meio sem conclusão. A construção comecou em dezembro de 2022. A empresa responsável foi trocada, mas a obra não foi concluída.