Pernambuco investe R$ 172,7 milhões em novos residentes do SUS

Notícias
Por Redação
24 de fevereiro de 2025 às 15h00min
Foto: Miva Filho

A governadora Raquel Lyra recepcionou, nesta segunda (24), os 1.553 novos residentes em saúde que atuarão pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. O evento, realizado no Teatro Guararapes, em Olinda, marcou o início da formação prática dos profissionais. “Nós temos buscado não apenas ampliar as modalidades de residência, mas também colocá-las no interior, para fixar profissionais em todo o Estado”, destacou a governadora.

Neste ano, o governo estadual investirá R$ 172,7 milhões nos programas de residência, sendo 70% desse valor provenientes do Tesouro Estadual. “Pernambuco é o segundo estado do país em financiamento próprio dessas bolsas, o que reforça o compromisso com a formação dos profissionais do SUS”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. Ao todo, o processo seletivo ofertou 982 vagas para residência médica e 571 para residência multiprofissional e em área profissional da saúde.

Os residentes atuarão em municípios da Região Metropolitana, Agreste e Sertão em áreas como Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia, Ortopedia e Pediatria. “Fiquei muito feliz em escutar da governadora sobre todos os investimentos feitos pelo Estado, com a ampliação das vagas e a interiorização das oportunidades”, declarou o deputado estadual e presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), Gilmar Júnior.

Para Beatriz Oliveira, residente em cirurgia plástica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), a aprovação representa um marco em sua carreira. “É realmente incrível. Era o que eu mais queria na minha vida, então estou vivendo um momento de muita alegria, satisfação e orgulho de ter alcançado essa conquista”, comemorou.

Com cerca de 3,3 mil residentes em formação em 446 programas de residência médica e multiprofissional, Pernambuco reforça seu compromisso com a formação de especialistas e o fortalecimento do SUS em todas as regiões do estado.

Redação

Ouça agora AO VIVO