
Enfermeiro e único representante da categoria na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Gilmar Júnior (PV), lembrou o início da pandemia no Brasil e ressaltou como o trabalho da enfermagem foi fundamental na crise sanitária.
Em postagem emocionante no Instagram, nesta quarta (26), o parlamentar recordou que há exatos cinco anos, o Brasil registrava seu primeiro caso de Covid-19. A vítima era um morador de São Paulo, de 61 anos e que esteve na Itália a trabalho, naquele ano. “O que veio depois foi uma batalha dura, que levou milhões de vidas e deixou marcas profundas em inúmeras famílias”, lamentou o parlamentar.
O deputado afirmou que no dia de hoje devem ser prestadas homenagens aos profissionais da enfermagem, que estiveram na linha de frente, muitas vezes sem a estrutura adequada, mas sempre com coragem de sobra.
“Foram eles que seguraram a mão dos pacientes, limparam, pronaram, confortaram, medicaram, seguraram os celulares para que pudessem falar com a família… também cuidaram dos corpos já falecidos e precisaram dar tantas más notícias. Foram eles que lutaram incansavelmente para salvar vidas e, muitas vezes, pagaram com a própria. Heróis sem armas, adoecidos mentalmente e fisicamente e esquecidos pelos governantes. O luto pelas perdas jamais será esquecido”, enfatizou o deputado.
A crise sanitária abalou famílias, sonhos, economias e projetos. Foi a maior pandemia em cem anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com a OMS, a pandemia de Covid-19 causou a morte de quase 15 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, diante de um governo que adotou uma postura negacionista, a doença matou mais de 700 mil pessoas e o país esteve entre os locais de maior contaminação no planeta.