
De acordo com o colunista da Globo News, Valdo Cruz, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já definiu que alguns ministros são “imexíveis” na atual reforma ministerial. Entre eles está o pernambucano Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, que tem a confiança do governo e deve permanecer no cargo que ocupa hoje, após acenos do petista sobre a excelente atuação dele à frente da pasta.
Silvio Costa Filho assumiu a pasta em 2023 e vem sendo peça-chave na articulação política do governo junto ao Congresso, além de coordenar projetos estratégicos para a infraestrutura portuária e aeroportuária do país. Sua permanência reforça o alinhamento do governo com o Republicanos, partido ao qual é filiado, garantindo apoio no Congresso Nacional.
Além de Silvio Costa Filho, outros dois ministros são considerados essenciais por Lula: Renan Filho, ministro dos Transportes, e Jader Filho, ministro das Cidades. Filhos de políticos influentes, ambos comandam pastas estratégicas e têm desempenhado papéis relevantes na execução de obras e investimentos federais.