Raquel aparece com menor intenção de votos entre governadores que vão à reeleição, aponta Quaest

Notícias
Por Redação
27 de fevereiro de 2025 às 10h55min
Foto: Hesíodo Góes

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta (27) mostra Raquel Lyra (PSDB) como a governadora com pior intenção de votos entre os gestores estaduais que poderão ser candidatos à reeleição. Com 28%, a tucana tem metade dos 56% obtidos pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), cotado para a disputa pelo Governo de Pernambuco em 2026. Se as eleições fossem hoje, esse seria o único estado, entre outros sete pesquisados, que não reelegeria sua governadora. 

Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), embora numericamente em desvantagem, com 38% das intenções de voto, aparece tecnicamente empatado com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), que alcançou 42% no levantamento. Naquele estado, a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em São Paulo, onde também há possibilidade de reeleição, Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera com 38% das intenções de voto e seria reconduzido ao cargo. O ministro Fernando Haddad (PT) teria 15%, Pablo Marçal (PRTB), 12%, e o ministro Márcio França (PSB), 6%. Esse é o único estado em que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

O levantamento Genial/Quaest também averiguou a performance de pré-candidatos aos governos do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Goiás, estados onde os atuais governadores não podem tentar a reeleição por já cumprirem o segundo mandato consecutivo. Realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, a pesquisa se concentrou nas unidades da federação que reúnem mais de 60% do eleitorado brasileiro.

Redação

Ouça agora AO VIVO