Alepe elege integrantes para 4ª Secretaria, Comissão de Ética e Ouvidoria Geral

Notícias
Por Karol Matos
11 de março de 2025 às 16h20min
Foto: Karol Matos

A Assembleia Legislativa de Pernambuco acaba de realizar as eleições que ainda estavam pendentes neste novo biênio. Após ter sido eleito presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) precisou renunciar ao posto de 4º secretário ocupado por ele na Mesa Diretora.

O líder do PSDB, deputado Izaías Régis, foi eleito para a função. Ele foi candidato único numa articulação que contou com a iniciativa do presidente da Alepe Álvaro Porto (PSDB).

Já o novo ouvidor-geral é o deputado Pastor Cleiton Collins (PP), eleito. Também candidato único, ele substitui Adalto Santos (PP) que estava no posto desde a legislatura passada. A Ouvidoria Geral é encarregada de receber, examinar e encaminhar solicitações, sugestões e críticas feitas ao Poder Legislativo, além de denúncias sobre violações de direitos e liberdades fundamentais, ilegalidades e abuso de poder cometidos por parlamentares e agentes públicos. Apenas um parlamentar é escolhido para assumir o posto de ouvidor-geral.

Também foram escolhidos 14 integrantes da Comissão de Ética Parlamentar. Os titulares são Adalto Santos, Antônio Moraes (PP), Antônio Coelho (UB), Coronel Alberto Feitosa (PL), Débora Almeida (PSDB), Diogo Moraes (PSB) e Sileno Guedes (PSB). Já os suplentes são Edson Vieira (UB), João Paulo (PT), Kaio Maniçoba (PP), Luciano Duque (SD), Mário Ricardo (Republicanos) e Waldemar Borges (PSB).

Dos 41 presentes na Casa, 39 parlamentares votaram. Izaías levou 37 votos, contra 2 brancos. Já Collins foi eleito por 38 votos, contra 1 branco. Para a Comissão de Ética, houve votos brancos para vários parlamentares.

Após a escolha dos integrantes, os membros titulares de Ética votarão, de forma secreta, escolhendo presidente e vice-presidente. O colegiado é responsável por analisar acusações contra parlamentares, podendo resultar em perda de mandato ou outras punições previstas no Código de Ética.

Karol Matos

Ouça agora AO VIVO